Zoonoses alerta para vacinação contra doenças virais em cães e gatos

0
18

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Ji-Paraná alerta para a importância da vacinação contra doenças virais em cães e gatos. Com a imunização antiviral, os animais estão protegidos de doenças que podem ser fatais, como parvovirose e a cinomose.

“As vacinas são essenciais para prevenção de doenças virais que são fatais aos animais, principalmente a parvovirose, que acomete filhotes de até um ano, e a cinomose, que atinge animais de qualquer idade”, explicou Vanda Aparecida Basso, diretora da UVZ de Ji-Paraná.

A vacinação deve ser feita em três doses, em filhotes a partir de 45 dias de vida, com intervalo de 21 dias entre cada aplicação. Posteriormente, os animais devem receber uma dose anualmente, mantendo a imunização dos pets.

“Após as três primeiras doses, os animais devem receber uma dose de reforço anualmente, pois a vacina também tem validade e, por isso, existe a necessidade de vacinar o animal uma vez ao ano”, frisou a diretora.

A vacina óctupla (V8) auxilia na prevenção da cinomose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, parvovirose, coronavirose e leptospirose (sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae). Já a vacina déctupla (V10) protege contra todas estas doenças e mais algumas cepas de leptospirose (Grippotyphosa e Pomona).


“Além da vacina contra a raiva, é importante que os donos previnam os animais também contra essas outras doenças virais, pois elas são importantíssimas na saúde individual dos animais e também evitam a proliferação dessas doenças”, detalhou Vanda.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here