WALDIR COSTA — Sete estados em ruína financeira; governador decreta intervenção e recebe críticas

0
39

Crise – Nesta semana mais um Estado, agora Goiás publicou decreto estabelecendo situação de calamidade financeira. Roraima, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande d Sul estão na mesma situação, além de Goiás. Os governadores, como o de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), que não conseguiu pagar os salários de dezembro dos servidores, porque o governo anterior não deixou recursos disponibilizados enfrenta dificuldades e optou pelo decreto de calamidade financeira. Alega que não ficaram empenhados os restos a pagar.

Crise II – “Se o governante não fizer amanhã eu que estarei praticando crime por não cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Porque eu não tenho como baixar o endividamento, não tenho como baixar o que já está empenhado e eu não tenho como baixar a folha de pagamento para 60% se está em patamar de 80%”, afirmou Caiado. Rondônia não tem esse problema, mas o governador Marcos Rocha (PSL) terá que manter o ritmo do ex-governador Daniel Pereira (PSB), que conseguiu governar bem, mesmo recebendo uma “bucha de canhão”, do ex-governador, Confúcio Moura (MDB) que renunciou para se candidatar ao Senado.

Montadora – A GM reivindica incentivos do governo (federal e estadual) e ameaça fechar as fábricas na América do Sul, alegando crise financeira. A fábrica de São Paulo emprega 13 mil funcionários. Até aí morreu Neves… Entre 2008 e 2012 a mesma GM, sediada nos Estados Unidos enfrentou forte crise financeira e foi a América do Sul quem “segurou a barra”. Hoje o carro mais vendido no Brasil, apesar de não apresentar bom desempenho nos testes de segurança é o Onix, da GM. Caso a montadora fechar as portas no Brasil, não fará falta. Agora conceder, ainda, mais regalias fiscais e tributárias à GM para favorecer seus 13 mil funcionários em desfavor de mais de 200 milhões de brasileiros não é um bom negócio.

Presídios – O motim, ou tentativa, dos encarcerados dos presídios Aruana, Urso Panda e Urso Branco em Porto Velho, na última quinta-feira (24), quando foram incendiados alguns colchões das celas como protesto, devido à restrição de visitas em razão do movimento de greve dos agentes penitenciários já está controlado. O governador Marcos Rocha assinou decreto de intervenção militar nos presídios entregando o controle e comando para a Polícia Militar. Rocha está sofrendo pressões políticas por isso. Caso não se manifestasse estaria sendo taxado de omisso. É o fim da rosca…

Coletivos – O povo usuário do transporte coletivo, população trabalhadora que depende do ônibus, mais uma vez ficou no prejuízo. O sistema estava em greve desde o início da semana, porque os cobradores e motoristas alegavam falta de pagamento salarial. Os grevistas não cumpriram a obrigatoriedade de circulação de pelo menos 70% da frota. A Justiça considerou o movimento ilegal e exigiu o cumprimento da lei. O prefeito Hildon Chaves (PSDB) negociou com o Consórcio SIM, ontem (24) e hoje tudo teria que voltar ao normal. Isso não ocorreu, porque segundo os funcionários, não há combustível. Estão brincando com a Justiça.


Respingo

O prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior (PSDB) está recebendo muitas críticas da população devido ao estado precário das ruas e avenidas da cidade. Os buracos tomaram conta e causam transtornos para a população do centro e dos bairros, além de colocar em risco a segurança de motoristas e motociclistas +++ Iniciativa das mais louváveis da Rádio Rondônia, de Porto Velho, que inaugurou na manhã de hoje (25) o kit de comedouro e bebedouro para cães de rua. Aplausos para o ex-senador e proprietário da Sistema Rondônia de Comunicação (SRC), Odacir Soares, o Raposão e sua filha, Sílvia, que administra o grupo +++ Nos próximo meses deverão vir a público o trabalho dos grupos de combate à corrupção, do Ministério da Justiça (Sérgio Moro), que estão sendo organizados em todos os Estados. Quem tem culpa no cartório se prepare, porque em Rondônia o pessoal já está na ativa.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here