WALDIR COSTA – PSB prepara Jesualdo Pires ao governo. Vacinação sem programação no Estado

0
26

PSB – Nas eleições de 2016 Jesualdo Pires foi reeleito prefeito de Ji-Paraná com 40.613, mais de 65% dos votos válidos. Ele teria um retorno à Assembleia Legislativa provavelmente tranquilo e muitas chances de se eleger deputado federal, mas acabou optando, com apoio do partido, para não prejudicar Nazif, concorrer a uma das duas vagas ao Senado. Sem uma estrutura adequada para poder enfrentar o ex-governador Confúcio Moura, do MDB e Marcos Rogério, que teve o apoio do ex-senador Expedito Júnior, do PSDB, que foi candidato a governador, chegou ao segundo turno, mas não se elegeu, Jesualdo conseguiu uma votação das mais expressivas ao Senado: 195.541 votos. O PSB tem um nome em condições de concorrer ao governo do Estado em 2021: Jesualdo Pires e com chances enormes de sucesso. Anote para que depois, possa cobrar.  

PSB II –  O partido presidido no Estado, pelo deputado federal Mauro Nazif certamente concorrerá ao governo do Estado nas eleições do próximo ano, quando serão eleitos presidente da República, governadores e os vices; uma das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas com chapa completa. E não será por falta de bons nomes, que o partido deixará de disputar a sucessão do governador Marcos Rocha (Sem Partido), que deverá concorrer à reeleição. Além de Nazif, o PSB tem o ex-deputado estadual e ex-prefeito (dois mandatos seguidos) de Ji-Paraná, Jesualdo Pires.  

PSB III – Em dezembro último Nazif teve complicações quando sofreu um infarto, mas conseguiu se recuperar. Caso Nazif resolva permanecer na política, provavelmente concorrerá à reeleição, e não deverá ter muitas dificuldades, porque é um deputado atuante e com enorme trânsito junto ao funcionalismo público federal. Não há como negar que o nome de Jesualdo Pires tem mais e melhores chances de sucesso numa eleição difícil como promete ser a de governador de Rondônia do próximo ano.  

Isolamento – Como prevíamos na coluna de ontem (26) o governo do Estado editou um novo decreto (nº 25.754/21) que prorroga por mais quatro dias as medidas de Isolamento Social Restritivo de combate e controle do coronavírus em Rondônia. Vários municípios estão nas fases 1 e 2 do Plano Todos por Rondônia. O toque de recolher (20h às 6h) fica mantido, assim como a proibição de vendas de bebidas alcoólicas entre 19h e 6h e o consumo público em qualquer horário. A contaminação e os óbitos com a pandemia têm aumentado de forma preocupante nos últimos dias e levaram o governador Marcos Rocha (Sem Partido) a manter as medidas restritivas de hoje (27) até o próximo sábado (30).  

Vacinação – Rondônia recebeu esta semana mais um lote de vacinas, desta vez da AstraZeneca/Oxford contra o coronavírus. Já se passaram dois dias da chegada da vacina e não se tem, ainda, uma ação efetiva do governo do Estado para vacinação das pessoas, nesta segunda etapa, que envolveria, por exemplo, pessoas com menos de 75 anos. A orientação para os municípios, que já concluíram a primeira etapa de vacinação, envolvendo profissionais atuantes na área, indígenas, pessoas com mais de 75, além de outras prioridades, é que não iniciem a segunda etapa envolvendo grupos prioritários. E as pessoas ficam sem saber o que fazer, pois não há orientação de o período para vacinação. É o fim da rosca…  


Respigo  

O jornalismo de Rondônia perdeu mais um profissional para a Covid-19. O radialista/jornalista Odair Calado, após várias semanas lutando contra o coronavírus em hospital de Ji-Paraná faleceu na madrugada de hoje +++ Calado residiu em Jaru, e atualmente em Vale do Anari, onde dirigia o site “Povo em Alerta”. Nossos mais profundos sentimentos aos familiares e amigos do Odair, que trabalhou conosco em Jaru, na época do jornal “Folha de Rondônia” +++ Muita chuva em Porto Velho desde às 9h30 de hoje. No fechamento da coluna, por volta das 14h30, ainda, chovia torrencialmente na capital e, como sempre ocorre neste período de inverno amazônico (chuvas), provocando inundações em vários bairros +++ O colega de trabalho e editor do RONDÔNIA DINÂMICA, Vinícius Canova está de aniversário nesta quarta-feira (27) e merece aplausos pelo profissionalismo, texto primoroso e responsável, mesmo na plenitude da sua juventude, o que não é comum nos dias atuais. Mais sucesso… +++ A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ale) será empossada na próxima segunda-feira. A solenidade que terá início às 10h será restrita a alguns convidados, devido ao coronavírus +++ O deputado Alex Redano (Republicanos-Ariquemes) assumirá a presidência da Ale-RO. Hoje a Ale é comandada pelo deputado Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná). 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here