WALDIR COSTA – MDB quer ver Welington Negão como deputado estadual

0
21

Ji-Paraná – O presidente do MDB em Ji-Paraná, empresário Jônatas França, que ocupa o cargo de secretário da Administração do prefeito Isaú Fonseca (MDB), com muita competência, argumentou que não é candidato a deputado estadual como foi noticiado na coluna de ontem (2). Disse que sua preocupação é ajudar o prefeito Isaú na prefeitura, mas adiantou, que o partido está empenhado em eleger o presidente da câmara de vereadores, Welinton Fonseca (MDB) a uma das 24 vagas na Assembleia Legislativa (Ale), nas eleições gerais de outubro do próximo ano e também, focado na reeleição do presidente do diretório regional do partido, o deputado federal, Lúcio Mosquini. O prefeito Isaú pode ficar tranquilo, que o Jônatas está firme e forte na equipe de ponta da prefeitura.  

Ji-Paraná II – Hoje Ji-Paraná tem dois representantes na Assembleia Legislativa, os deputados Laerte Gomes (PSDB) e Jhony Paixão (PRB), ambos candidatos à reeleição em 2022. Mas a segunda maior e mais importante cidade do Estado tem outros nomes em condições de ampliar a bancada ji-paranaense na Ale a partir de 2023. O ex-deputado estadual Airton Gurgacz, do PDT vem com força total nas eleições do próximo ano, assim como o ex-secretário de Estado, médico João Durval, que foi muito bem votado nas eleições a prefeito de 2020, além do vereador Welington, já citado. O município tem o segundo maior colégio eleitoral do Estado, cerca de 90 mil eleitores e tem condições de ampliar a bancada no legislativo estadual nas eleições do próximo ano.  

Trem da alegria – A XX Marcha dos Legislativos Municipais realizada em Brasília na última semana foi um “Trenzinho da Alegria” para vereadores de Rondônia e de outros Estados. Há dias já citamos o passeio de vereadores de Cacoal e Vilhena, que tentam justificar o injustificável, mas a dos “nobres pares” de Cabixi é o abuso dos abusos com o dinheiro público. Os onze vereadores foram a Brasília com gastos em diárias superiores a R$ 29 mil, além das passagens. E o que mais intriga é a justificativa (sic) do presidente do parlamento mirim de Cabixi, um dos “passageiros” do “trenzinho”, contestando matéria do site “Extra de Rondônia”, com sede em Vilhena.  

Vereadores II – Segundo o vereador-presidente da Câmara Municipal de Cabixi, Gilvan Soares Barata (MDB), que enviou respostas por escrito ao site, “houve ampla renovação nos quadros do Legislativo Municipal nas eleições passadas, com cerca de 70% da atual composição do Parlamento ser composta por estreantes na política, por isso a experiência da viagem à capital federal seria importante para os políticos de primeira viagem” (sic). E prossegue: “posto isso, restou claro a necessidade do deslocamento do Poder Legislativo Municipal em sua totalidade à cidade de Brasília/DF, visto a renovação majoritária da Câmara Municipal, necessitado assim de um conhecimento mais aprofundado das normas e projetos do Poder Público, como a Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA), Plano Plurianual (PPA) e a Nova Lei de Licitações (14.133/2021), entre outros, os quais foram amplamente explicados durante o evento, esclarecendo praticamente em sua totalidade as dúvidas dos vereadores sobre os temas”, referindo-se a programação da Marcha. Se os vereadores não sabem exercer a função legislativa, porque se candidataram? É mesmo o fim da rosca…  

Deputada – Agente política atuante no interior do Estado, a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto do Oeste, Rosária Helena (Pros) formata uma candidatura à Assembleia Legislativa em 2022. Rosária tem um histórico político limpo e pilota um ótimo trabalho em favor da comunidade. Recentemente ela foi eleita presidente da União de Câmaras e Vereadores do Estado de Rondônia-Ucaver). Apesar de não dizer publicamente, ao menos por enquanto, que pretende concorrer à ALE nas eleições do próximo ano, Rosária vem trabalhando nos bastidores mantendo contato com lideranças política do seu município e da região. Ouro Preto sempre teve participação marcante na composição da Ale, mas hoje, não tem nenhum deputado eleito pelo município no legislativo estadual.  


Respingo  

A enquete política do RONDONIA DINÂMICA realizada todas as semanas, iniciando sempre às sextas-feiras e terminando às 10h das segundas-feiras, que já está postada, quer saber, quem foi o melhor gestor dentre os últimos seis governadores de Rondônia, está batendo recorde de acessos. Oswaldo Piana, Valdir Raupp, José Bianco, Ivo Cassol, Confúcio Moura e Marcos Rocha estão na lista de opções, para que o leitor possa votar +++ Segunda-feira (6) é Ponto Facultativo em Porto Velho devido ao feriado nacional de 7 de Setembro. O prefeito Hildon Chaves (PSDB) assinou e publicou o decreto no início da semana 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here