WALDIR COSTA – Laerte e Airton favoritos para a prefeitura de Jipa; Marcos Rocha está na frente, mas pesquisa sofre desconfiança

0
13

Ibope – As eleições a presidente da República já estariam definidas com Jair Bolsonaro (PSL) se elegendo superando o candidato petista, Fernando Haddad. Em Rondônia o quadro não é muito diferente com a provável vitória do coronel Marcos Rocha (PSL), que disputa a sucessão do governador Daniel Pereira (PSB) com o ex-senador Expedito Júnior. Na última semana uma pesquisa do Ibope/TV Rondônia (rede Globo) colocou Marcos Rocha bem a frente de Expedito, que venceu o primeiro turno com quase 60 mil votos a frente em pesquisa, para o segundo turno.

Ibope II – O mesmo Ibope colocou Marcos Rocha com 8 pontos (menos de dois dígitos) em pesquisa publicada dois dias antes das eleições do primeiro turno realizadas no último dia 7. Na apuração das urnas a liderança de Expedito Júnior, mas com votação bem inferior as intenções de voto da última pesquisa do primeiro turno. Por isso. a enorme distância na pesquisa da última semana colocando Marcos Rocha bem a frente de Expedito Júnior é analisada com desconfiança. Certeza somente domingo (28) à noite com a abertura das urnas.

Prefeito – O município de Ji-Paraná, segundo maior em importância política, econômica e eleitoral do Estado promete eleições disputadas na sucessão municipal em 2020, após as eleições deste ano, que consolidou a liderança do deputado estadual Laerte Gomes (PSDB), que se reelegeu com 5.485 somente em Ji-Paraná. Airton Gurgacz (PDT), não se reelegeu a deputado estadual, mas somou 5.386 em Jipa. A surpresa foi o cabo Jhony Paixão (PRB), que totalizou 12.981, sendo 11.554 somente em Ji-Paraná eleito pela primeira vez. Ele foi o sétimo mais bem votado no Estado.

Prefeito II – Não há dúvida que Laerte Gomes está entre os nomes com melhores condições de disputar a sucessão do prefeito Marcito Pinto (PDT), que assumiu com a renúncia do prefeito Jesualdo Pires ({SB), que estava no segundo mandato, para disputar o Senado. Laerte é experiente e já foi prefeito de Alvorada do Oeste. Airton Gurgacz, mesmo não se reelegendo está entre os favoritos à sucessão municipal. A indefinição da candidatura majoritária do seu partido nas eleições do último dia 7, do senador Acir Gurgacz, presidente do PDT no Estado, que não conseguiu o registro de sua candidatura a governador prejudicou os proporcionais. Airton foi um deles, mas tem cacife eleitoral suficiente para disputar a prefeitura em 2020.

Prefeito III – Além Laerte e Airton, há o cabo Jhony Paixão que praticamente dobrou as votações dos dois adversários diretos (Laerte e Airton) em Ji-Paraná. É uma nova liderança que surge com força e com plenas condições de disputar a prefeitura. A jovem vereadora e maior expressão política do município nas eleições do último dia 7, Sílvia Cristina, eleita deputada federal com 33.038 votos está na lista de nomes em condições de disputar a prefeitura em 2020. O eleitor de Ji-Paraná terá um leque enorme de nomes em condições de governar o município, a partir das eleições municipais de 2020.

Respingo

O vice-prefeito de Cacoal, Cirone da Tozzo (Podemos-Cacoal) estará compondo a Assembleia Legislativa (Ale) a partir de fevereiro do próximo ano. Cirone foi eleito com 9.962 votos e está em Porto Velho percorrendo órgãos de comunicação e visitando a Ale sua futura casa legislativa +++ Tozzo manteve contato com vários servidores da Casa do Povo, inclusive com o presidente Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza), o secretário geral Arildo Lopes, a secretária adjunta Maria Marilu do Rosário de B. Silveira e o 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Eurípedes Lebrão (MDB-São Francisco). Montar uma equipe enxuta e eficiente, segundo Cirone está no seu projeto, porque ele entende que o sucesso do político depende em grande parte de um grupo de pessoas competente e dedicado +++ A partir da próxima semana a Assembleia Legislativa, que funciona desde o início do período eleitoral em caráter especial retomará os trabalhos normais. As reunião serão realizadas ordinariamente às terças-feiras a partir das 15h e às quartas-feiras as 9h +++ O horário de funcionamento também retomará a normalidade com as segundas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras em horário integral das 7h30 às 13h30. Nas terças-feiras e quartas-feiras, dias de sessões ordinárias das 8h às 12h e das 14 às 18h.

Ainda não há comentários, seja o primeiro.