WALDIR COSTA – Julgamento de Acir pode decidir governo no 1º turno

0
39

Senado – A disputa pelas duas vagas ao Senado em Rondônia vai se consolidando. A constatação ficou evidente na segunda pesquisa do Instituto Real Time Big Data, que tem parceria com a Record SICTV publicada no último dia 22. Confúcio Moura (MDB), que tinha 34% perdeu dois pontos; Valdir Raupp (MDB) permaneceu com 21%, Fátima Cleide (PT) caiu de 19% para 16%, Marcos Rogério (DEM) passou de 14% para 15%, Carlos Magno (PP) de 8% para 14% e Jesualdo Pires (PSB) subiu de 8% para 11%. Aluízio Vidal (Rede), Jaime Bagatolli (PSL) Pastor Edésio Fernandes (PRB) Fabrício Jurado (Novo) e Bosco da Federal (PPS) não chegaram a dois dígitos.

Senado II – Os candidatos Valdir Raupp, que concorre à reeleição e Confúcio Moura, ambos do MDB estão na liderança desde a pesquisa anterior. Raupp se manteve e Confúcio perdeu dois pontos entre as duas pesquisas. Fátima que está enfrentando problemas na Justiça Eleitoral perdeu três pontos; Marcos Rogério subiu um ponto e Carlos Magno foi quem apresentou melhor desempenho de uma pesquisa para outra: subiu seis pontos. Jesualdo Pires também está com 11% e antes estava com 8%. A concorrência pelas duas vagas é acirrada, mas o MDB continua sendo um partido de militância forte.

Assembleia – A ex-secretária de Estado da Agricultura (Seagri), Mary Braganhol deixou o cargo dentro do prazo para desincompatibilização para disputar vaga na Assembleia Legislativa (Ale), nas eleições deste ano. Mary tem domicílio eleitoral em Ariquemes, município que concentra o maior número de deputados estaduais na Ale (quatro representantes). Todos são candidatos à reeleição. Ela também atuou na Prefeitura de Ariquemes na área social e posteriormente na secretaria de agricultura e está filiada ao PSB. Está entre as favoritas na disputa das 24 cadeiras da Ale.

Governo – O futuro político visando o governo do Estado nas eleições deste ano depende do julgamento do senador Acir Gurgacz, que concorre a governador pela coligação “Juntos por um novo tempo para Rondônia” (­PDT, PSB, PP, PR, PTB, SD, PSDC e PTC), pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quinta-feira (27). Caso obtenha sucesso Acir terá condições de disputar a segunda colocação, porque os indicativos sinalizam que Expedito Júnior – “Esperança por um Tempo Novo” (PSDB/DEM/PSD/PRB/Patriotas) já estaria consolidado como o mais bem votado no primeiro turno, segundo pesquisas realizadas no Estado.

Governo II – No caso de a inelegibilidade de Acir ser mantida ficaria na disputa direta, apenas o atual presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, que concorre ao governo do Estado pela coligação “Rondônia, Unidos Somos Fortes” (MDB/Podemos/PMN/PSC/PCdoB/PHS/Pros/PV). Expedito, Maurão e Acir vêm polarizando a sucessão do governador Daniel Pereira (PSB), e apesar de eleições apresentarem surpresas, pelas pesquisas e análise do quadro sucessório atual, o futuro governador estaria entre os três. Na hipótese de Acir ficar fora analistas políticos garantem que Expedito tem chances de vencer no primeiro turno, porque Maurão começou a crescer agora com chances de vencer no primeiro turno, caso consiga carrear os votos de Acir. Até quinta-feira a política no Estado estará entre os assuntos mais comentados nas redes sociais, imprensa e bastidores das eleições.


Respingo

Dados da pesquisa: foram ouvidas 1.000 pessoas entre os dias 17 e 18 deste mês de setembro com 3% de margem de erro e 95% de índice de confiança. A pesquisa está registrada no TSE RO08878/2018 +++ Em várias regiões de Rondônia há diariamente precipitações pluviométricas, indícios que o inverno (chuvas) está chegando. Ao mesmo tempo o rio Madeira está com o nível baixo e prejudicando a navegação +++ A expectativa é que chova na Bolívia para que o Madeirão retome seu leito normal. Até o transporte de combustível de Manaus a Porto Velho fica prejudicado +++ Impressiona o número de motoristas de Porto Velho, que transita sem utilizar o cinto de segurança. Não é um ato irregular, apenas dos jovens, mas principalmente pessoas mais idosas, que deveriam dar exemplo e que teimosamente não utilizam o equipamento obrigatório de segurança +++ O pessoal da Secretaria Municipal de Trânsito-Semtran deveria ser mais rigoroso com motoristas irresponsáveis que não utilizam o cinto de segurança. E também com motoristas e motociclistas que “furam” semáforos colocando em risco a segurança no trânsito.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here