WALDIR COSTA – Câmara de Cacoal não tem representação feminina

0
10

Mulheres – Nas eleições de novembro de 2020 nenhuma das 12 cadeiras do legislativo municipal de Cacoal foi ocupada por mulher. O eleitorado feminino sempre foi muito participativo no município, inclusive com a eleição em três mandatos da ex-prefeita Sueli Aragão, uma das lideranças mais importantes do MDB no Estado, que inclusive, foi deputada estadual. Mais recentemente a também ex-deputada estadual, Glaucione Rodrigues (MDB), foi eleita prefeita em 2016 e tinha uma provável reeleição, mas acabou sendo afastada por denúncia de envolvimento em corrupção e ficou fora das eleições de 2020. Talvez o afastamento de Glaucione tenha influenciado no eleitorado feminino, pois nem entre os primeiros suplentes tem a presença de mulheres.  

Mulheres II – Na sessão ordinária dos vereadores de Cacoal, realizada na última segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher ocorreram homenagens a várias mulheres pelo legislativo municipal. Como não há vereadoras em Cacoal, como citamos, a professora Rita Leandro, representando o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia-Sintero falou em nome das mulheres abordando um tema que deve ser observado com mais carinho pelo eleitorado de Cacoal nas próximas eleições: “Importância da Mulher no Poder”. E realmente o assunto era pertinente, justamente em razão de as mulheres não terem representatividade direta no parlamento mirim de Cacoal. O eleitorado feminino de Cacoal deve rever os seus conceitos e ocupar o merecido espaço nas próximas eleições.  

Filas – Depender de serviços bancários nas agências de Porto Velho, mesmo que seja via caixas eletrônicos é missão para poucos. As filas enormes em frente das agências constrangem idosos, pessoas com necessidades especiais, gestantes e com crianças de colo. E o problema se agrava com as limitações impostas pelo protocolo do coronavírus. A iniciativa do deputado estadual Alex Silva (Republicanos-PVH), através de projeto de lei, que assegura um acompanhante para idosos em bancos e estabelecimentos comerciais em todo o Estado é oportuna e necessária. O idoso tem muitas dificuldades para operar o sistema eletrônico, principalmente em bancos e são alvos fáceis de golpistas, que se oferecem para ajudar e acabam enganando a pessoa. Os bancos também rever as filas. Nem todos estão favorecendo as pessoas enquadradas nas prioridades.   

 

Vacina – Os casos de contaminação e óbitos em Rondônia pelo coronavírus estão crescentes, mesmo com o decreto de restrição de locomoção editado pelo governo do Estado. Na semana anterior foram bem mais de cem mortes provocadas pelo covid-19. As 24 horas de domingo (7) para segunda-feira foram assustadoras com 66 óbitos, sendo 53 deles em Porto Velho. E o que mais preocupa é a programação de vacinação, que está em ritmo lento. Boa parte dos idosos, acima de 80 anos, que já deveriam estar recebendo a segunda dose, ainda, espera pelo chamado do município de Porto Velho. A vacinação é o único caminho para se evitar a contaminação pelo vírus e, em muitos casos, a morte. A área de saúde da capital deve se organizar melhor, buscar a compra da vacina, já que o prefeito-reeleito Hildon Chaves (PSDB), disse que há recursos suficientes e, meios legais para imunizar a população. Pelo ritmo atual até o final do ano não será concluído o plano de vacinação do município. É o fim da rosca…  

Respingo  


Muita gente esteve conectada nas redes sociais da Escola do Legislativo, mantida pela Assembleia Legislativa (Ale), na live levada ao ar das 17h às 18h na última segunda-feira (8) com o tema “Mulher na Política”. Muito elogiadas as participações das jornalistas Érica Ferraz, sócia-fundadora do Instituto Caph de Comunicação e de Paula Menna Barreto Hall, que desenvolveu projetos de mobilização a frente da diretoria de Comunicação da Organização das Nações Unidas (ONU) +++ Live das mais importantes e prestigiada pelos internautas, que acompanharam o bate-papo. A coordenação foi do diretor-geral da Escola, Fábio Ribeiro +++ Em Guajará-Mirim, onde as contaminações e óbitos estão entre os mais elevados no Estado, a segunda etapa da vacinação contra o covid-19 terá início na segunda-feira (8). Estão sendo vacinados idosos na faixa etária de 75 e 79 anos.  



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here