WALDIR COSTA — Acabou a moleza a corruptos; queimadas preocupam saúde de crianças

0
30

Alerta – A vida de políticos e empresários corruptos, que estava mais calma que água de poço, deverá sofrer uma quinada de 90 graus com a gestão do novo procurador geral do Ministério Público (MP) de Rondônia, Aluildo de Oliveira Leite. É que nos últimos quatro anos o MP não manteve o ritmo de administrações anteriores e os corruptos tiveram um período de maré mansa. Mas quem conhece o ritmo de ação do novo diretor do CAEX-Gaeco Centro de Atividades Extrajudiciais, que tem como diretor Shalimar Christian Priester Leite, que é exigente e competente sabe que vem mito trabalho pela frente. Como “trabalho” no MP significa caça aos amigos do alheio do dinheiro público, a nova equipe vai a campo. Quem tem culpa no cartório que se cuide…

Alerta II – Um exemplo do novo ritmo de trabalho do MP via Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) são as 11 ações civis por ato de improbidade administrativa, praticada por ex-prefeito, ex-secretários municipais, servidores e ex-servidores públicos municipais de Porto Velho, empresas do ramo de locação de veículos e equipamentos pesados e seus representantes legais. Todos estão envolvidos na “Operação Vórtice” realizada pela Polícia Federal e MP-RO e Tribunal de Contas do Estado em dezembro de 2012.

Queimadas – O assunto já foi abordado na coluna em inúmeras oportunidades, mas como a situação continua e se agrava a cada ano estamos, mais uma vez, alertando para as queimadas criminosas, que poluem os Céus de Rondônia sem que as autoridades competentes (sic) punam os irresponsáveis. Os municípios de Vilhena e Porto Velho são onde estão concentrados o maior número de queimadas do Estado, apesar de no município do interior o valor de multas ser elevado e mesmo assim a prática do crime continua crescente.

Queimadas II – Além do problema com o meio ambiente, que é preocupante, ainda há o da saúde pública. Com o ambiente poluído de fumaça, como já ocorre em várias partes de Porto Velho, inclusive no perímetro urbano aumentam os casos de doenças pulmonares e superlotam os postos de saúde. As crianças são as mais afetadas com o ar tomado por fumaça oriunda das queimadas criminosas e também os idosos. Com tanta tecnologia é inadmissível que os irresponsáveis, que tocam fogo na área rural, principalmente, não sejam identificados e devidamente punidos. É o fim da rosca…

Mulheres – A participação insignificante da mulher na política, mesmo com as cotas partidárias, questionável e geralmente utilizando candidatos “fantasmas”, para que a Lei Eleitoral seja cumprida, preocupa. Na Assembleia Legislativa (Ale), dos 24 integrantes temos, apenas duas mulheres: Cássia Muleta (Podemos-Jaru) e Rosângela Donadon (PDT-Vilhena). Na câmara de vereadores de Porto Velho a participação da mulher é maior, mas mesmo assim poderia ser melhor. Dos 21 integrantes do Parlamento Mirim quatro são mulheres: Ada Dantas (PMN), Cristiane Lopes (PP), Joelna Holder (MDB) e Ellis Regina (PCdoB). É muito pouco, pois tanto em Porto Velho como no Estado as mulheres predominam no eleitorado. Mas na prática…


Respingo

O final de semana deve ser de Porto Velho vazia, o que o corre desde hoje (quinta-feira) devido ao Ponto Facultativo decretado por Assembleia Legislativa (Ale), prefeitura e outros órgãos públicos, para amanhã (20). Somente o governo do Estado, que tinha a sexta-feira como facultativa, devido ao feriado nacional de hoje (Corpus Christi), quinta-feira revogou o ato, porque o governador Marcos Rocha (PSL) adiantou que não teremos Ponto Facultativo em nível de Estado +++ Amanhã somente o governo do Estado terá expediente externo. Por isso boa parte da população da capital deixou a cidade desde a terça-feira (19) que foi feriado estadual (Dia do Evangélico) +++ As seleções do Brasil e da Argentina são as decepções da Copa América, que está sendo realizada em vários estados brasileiros. Ambos não estão classificados para a fase seguinte e empataram os jogos mais recentes contra seleções consideradas de nível médio e dependem de vitória nos jogos da Fase 2 +++ O Brasil empatou sem gols com a Venezuela na segunda-feira (17) e a Argentina em 1 a 1 contra o Paraguai na terça-feira (18). Há risco de ambos ficarem fora das quartas de final.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here