Vereadora explica a lei que proíbe criação de animais rurais no meio urbano

0
10
A DRª ROSANA DURANTE ENTREVISTA NA RÁDIO ALVORADA

A vereadora e veterinária Rosana Pereira (DEM), participou de uma entrevista na Rádio Alvora no Programa Alvorada ao Vivo, na última quinta-feira (25), para esclarecer sobre a Lei Municipal de n°1264/03, proposta por ela, que prevê que  animais rurais não possam ser criados no perímetro urbano de Ji-Paraná. Os motivos estão relacionados a causa de atropelamentos, à higiene, ao bem estar da população urbana e ao meio ambiente.

“A Lei já existe e agora vamos fazer valer. A única exceção serão para os carroceiros que deverão ser cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses. Os mesmos deverão ligar no Zoonoses 3423-6496 que a equipe irá até a propriedade do carroceiro para chipar o animal e na mesma oportunidade já fará o cadastramento”, explicou a drª Rosana.

“O carroceiro deverá ter o cuidado para que o animal não ficar solto na rua, que se por acaso a equipe do zoonoses passar o aparelho de leitor no chip e tiver os dados do proprietário do animal, o dono terá 24 horas para recolher e pagar uma multa que será acima de 200 reais. Caso passe desse prazo o animal será destinado para a adoção. Essa regra só vale para carroceiro”. Conclui a parlamentar.

Segundo a vereadora, os animais não chipados serão doados para sitiantes. Os agricultores podem deixar seu nome na lista de espera do Centro de Controle de Zoonoses. Todo o equino que estiver amarado dentro do quintal e que não pertencer ao carroceiro será apreendido.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here