Veja o que os vereadores debateram na sessão da última terça-feira (13)

0
13
A SESSÃO ITINERANTE FOI REALIZADA NA COMUNIDADE IKOLEN GAVIÃO, NA RESERVA INDÍGENA IGARAPÉ LOURDES

A 40ª Sessão Ordinária de terça-feira, 13 de dezembro de 2017, foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, vereador Affonso Cândido (DEM) e secretariada pela vereadora Silvia Cristina (PDT).  A sessão itinerante foi realizada na Comunidade Ikolen Gavião, na Reserva Indígena Igarapé Lourdes, e nela foram aprovados requerimentos, entregues moções de aplausos e debatidos temas de interesse da comunidade ji-paranaense em diversas áreas. Confira na sequência:

A Sessão

Pronunciaram-se na tribuna da CMJP, o articulador indígena Josias Gavião e o cacique geral do Povo Gavião Catarino Sebirop.

Moções de Aplausos

Foram feitas as entregas de moções de aplausos a lideranças indígenas Ikolen Gavião de autoria do vereador Marcelo Lemos (PSD).

Homenagem

Em seu pronunciamento, o vereador Marcelo Lemos vez uma homenagem pública ao líder e articulador indígena Josias Gavião e também tratou da representatividade da Câmara Municipal de Ji-Paraná e a busca da coletividade da instituição.

1ª Sessão na Comunidade Indígena

De acordo com Marcelo Lemos, nunca houve na história dos índios Gavião a realização de uma sessão ordinária da CMJP para que os costumes e tradições da etnia fossem conhecidos e respeitados. O vereador afirmou que no dia 19 de dezembro será licitado, pela Prefeitura de Ji-Paraná, um trator para uso da comunidade indígena, com recursos de emenda do deputado federal Expedito Neto (PSD).

Salário e 13º salário

O vereador Welinton Negão requereu, após deliberação em plenário, que seja pago aos funcionários o salário e o 13º antes do Natal.

Limpeza escolar

A limpeza interna e externa na Escola São Pedro, no bairro Parque São Pedro; o bloqueteamento da rua Rio Aripuanã entre a avenida Mato Grosso e avenida 6 de Maio. no bairro Dom Bosco; colocação de bueiros na rua Presidente Geisel, esquina com rua Gardênia no bairro Santiago; colocação de bueiros na rua Gardênia esquina com Presidente Carter, no bairro Santiago; limpeza na rua Rio Xingu entre a avenida Mato Grosso e Avenida Seis de Maio, no bairro Dom Bosco, de autoria do vereador Ademilson Procópio foram aprovados em plenário.

Remoção de entulhos

Os requerimentos de autoria do vereador Jhony Paixão solicitando a remoção de entulhos na rua Ji-Paraná, esquina com a avenida Vitória Régia, na lateral da Escola de Ensino Fundamental e Médio Edilce dos Santos, bairro São Bernardo; limpeza e conservação da calçada de passeio público em frente à Unidade Básica de Saúde São Francisco, localizada a rua Vila Velha, n. 345, entre as ruas Luiz Muzambinho e José Eduardo Vieira, bairro São Francisco; construção de uma lombada na rua Raimundo José da Silva (antiga Rua Amazonas), próximo à casa número 1566, esquina com a rua Itaúna, bairro Primavera; patrolamento e encascalhamento da rua Aurélio Bernardi (T-13) com a avenida Guanabara no bairro Valparaíso, foram aprovados na sessão itinerante na Comunidade Ikolen Gavião.

Reparo em meio fio

A vereadora Silvia Cristina requereu e o plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná aprovou as solicitações de reparo no meio-fio na avenida Edson Lima do Nascimento com a rua Vinicius de Morais e a pavimentação da rua Ilhéus, entre a rua Plácido de Castro e rua Cruzeiro do Sul no bairro Cafezinho.

Recuperação asfáltica

Os requerimentos de autoria da vereadora Cláudia de Jesus, aprovados em plenário, solicitaram a recuperação asfáltica da avenida 31 de Março em toda sua extensão; construção de uma quadra esportiva coberta, com banheiros e água encanada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Adão Valdir Lamota (EMEIEF), localizada na rua Guarulhos, na T-23, 2º Distrito; alteração referente ao prazo de renovação de Licença de Operação, que consta na Lei n. 2807, de 10 de abril de 2015, Licenciamento Ambiental, especificamente na LMO – Licença Municipal de Operação que é renovada a cada 2 (dois) anos, que esta Licença de Operação passe a ser renovada a cada 4 (quatro) anos e a  reconstrução do bueiro na rua Mato Grosso, esquina com a rua das Rosas no bairro Santiago.

Recuperação da rua Aracaju

O vereador Izaias Arnica requereu, após deliberação em plenário, a recuperação da rua Aracaju, entre a rua Argemiro Luiz Fontoura (T-28) e a rua Paulo Freire (T-29), no bairro Jorge Teixeira; sinalização de quebra-molas no Residencial Capelasso e recuperação da rua Curruíla, em toda sua extensão, no bairro Boa Esperança.

Contratação de empresa de autofossa

O requerimento do vereador Du Galdino solicitando a contratação de uma empresa de auto-fossa para prestar atendimento aos moradores do residencial Bosques dos Ipês I e II foi aprovado pelo plenário da CMJP.

Pavimentação

A pavimentação da rua Carlos Luiz em toda sua extensão e a recuperação do pavimento asfáltico da rua das Pedras, trecho entre avenida Castelo Branco e avenida Monte Castelo, constam dos requerimentos aprovados pela Câmara Municipal de Ji-Paraná de autoria do vereador Edilson Vieira.

Academia ao ar livre

O vereador Joaquim Teixeira (PMDB) requereu à Prefeitura de Ji-Paraná uma academia ao ar livre; parque de pneus; arborização e a instalação de lixeiras na Praça Pastor Joab Valentim de Oliveira no bairro Alto Alegre.

Construção de quadra poliesportiva

A construção de uma quadra poliesportiva; interseção junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri) para apoio na implantação de tanques de peixes; apoio para aquisição de sementes para plantio de arroz, feijão, milho e apoio para aquisição de sementes frutíferas de pocã, laranja, limão, café entre outras, beneficiando o povo indígena gavião da Aldeia Ikolen na terra indígena Igarapé Lourdes no município de Ji-Paraná; providências para a recuperação asfáltica da avenida 22 de Novembro, trecho entre avenida Marechal Rondon até avenida JK e pavimentação das margens do Igarapé 2 de Abril entre a avenida 22 de Novembro e avenida Mato Grosso no bairro Centro, constam dos requerimentos aprovados pleno plenário da CMJP propostos pelo vereador Marcelo Lemos.

Limpeza do Igarapé Piraíba

O vereador Lorenil Gomes solicitou a limpeza do Igarapé Piraíba, entre a rua Monte Castelo e rua Jamil Pontes no bairro Jardim dos Migrantes e melhorias na rede de tubos do travessão municipal que liga o Distrito de Nova Londrina às linhas rurais.

Manutenção e troca de lâmpadas

O vereador Affonso Cândido solicitou, após aprovação do plenário, a manutenção e troca de lâmpadas dos postes de iluminação pública localizada na rua José Messias Filho, em toda sua extensão no bairro Colina Park e a reposição de lâmpadas na rua Dr. Osvaldo depois da ponte de madeira no bairro Primavera (rua ao lado do ATAC supermercado).

Ainda não há comentários, seja o primeiro.