A VACINA DE OXFORD, ASSIM COMO A DA CHINESA SINOVAC, ESTÁ NA TERCEIRA E ÚLTIMA FASE ANTES DE SER MINISTRADA EM MASSA À POPULAÇÃO

A vacina chinesa contra a Covid-19, da empresa farmacêutica Sinovac, já está sendo aplicada a título de teste em nove mil profissionais de saúde dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal. A primeira dose foi ministrada nesta terça-feira (21) no Hospital das Clínicas em São Paulo (FMUSP) em Stefania Teixeira Porto, de 27 anos, uma médica clínica geral.

Os voluntários serão acompanhados por uma equipe científica durante três meses. Após a aplicação desta primeira dose, os voluntários receberão um reforço daqui a 14 dias. A previsão é que os 9 mil voluntários sejam vacinados em até três meses, segundo o coordenador do Centro de Pesquisa do Hospital das Clínicas, Esper Kallás.

De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, com o estudo o Brasil poderá ser o primeiro país do mundo a utilizar a vacina contra o coronavírus em larga escala, mas não há uma previsão precisa de quando isso poderá acontecer. Estima-se que seja nos primeiros meses do ano que vem.

VACINA DE OXFORD — Outra vacina que já está em estágio avançada de testes no Brasil é a pesquisada pela Universidade de Oxford e pela empresa AstraZeneca. Um cientista da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que os estudos estão em fase adiantada de testes clínicos e acompanhados pela Agência Naconal de Saúde Suplementar (ANS).

Esta vacina, a exemplo daquela da Sinovac, já está em sua terceira fase de testes clínicos. Esta etapa de desenvolvimento é última fase antes de o produto entrar no mercado. 


Um resultado final ainda pode levar meses e a própria OMS evita dar um prazo, embora espera-se que ela possa chegar aos brasileiros nos primeiros meses de 2021. No Brasil, o acordo com os britânicos prevê a compra de lotes da vacina e da transferência de tecnologia. 100 milhões de doses seriam adquiridas, caso ela se mostre eficaz. 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here