A Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem mantido uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus de Ji-Paraná, desde de 2018 com a participação de alunos do curso Técnico de Informática e os estudantes da Educação Integral da Escola Celso Augusto Rocco, localizada no bairro Habitar Brasil.

De acordo com Gleidson Guardia, professor dos cursos de Informática e chefe do Departamento de Ensino do IFRO, o Projeto Informática Básica é dividido em dois momentos, o primeiro, às segundas-feiras, quando os alunos do 3º ano Maria Selma Souza Tavares, William Gomes Nunes e Wanderson de Oliveira Sossai trabalham com os alunos do 5º ano da Educação Infantil da Celso Rocco.

Com esta turma, que já passou pela Fase I do Projeto na série anterior, os estudos são mais avançados e eles aprendem sobre manutenção básica de computadores, introdução à programação, Excel, World e Power Point aprofundados e softwares de edição de imagem.


Já às sextas-feiras é a vez dos alunos do 2º ano do IFRO Bruno Ribeiro, Rayssa da Silva, Dauany Felix e Willamy Abreu trabalharem com o 4º ano do Fundamental da Celso Rocco com noções básicas de informática, digitação e o primeiro contato com alguns dos programas mais utilizados tanto para tarefas escolares e pessoais quanto em ambientes de trabalho.

Para a diretora da Celso Rocco, Ana Paula da Silva Albuquerque, o projeto Informática Básica tem um significado especial, uma vez que a escola oferece o Ensino Integral e precisa ter no currículo mais do que a aula regular.

“Penso que o Projeto tem proporcionado conhecimento para os dois lados, tanto para os alunos do IFRO quanto para os nossos alunos. A Prefeitura fez um grande investimento em computadores para as escolas e para nós vieram 10 máquinas que precisávamos utilizá-las da melhor forma possível. O projeto tem mudado a vida dos nossos alunos, pois antes eles viam as máquinas apenas como aparelhos de videogame, agora, eles as utilizam como recurso pedagógico”, destacou a diretora.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

Ainda não há comentários, seja o primeiro.