Urnas funerárias indígenas são descobertas na Amazônia

0
98

A descoberta foi feita em julho deste ano, mas revelada somente agora com imagens. o achado aconteceu durante a expedição arqueológica, coordenada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e a universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, na comunidade Tauray, no município, de Tefé, no amazonas.

Segundo os arqueólogos, anteriormente seis urnas já haviam sido encontradas, em 2013 neste mesmo sítio, mas desta vez elas foram achadas no local em que originalmente foram depositadas pelos nativos.

As urnas funerárias estão vinculadas a tradição ‘policroma’, que existiu na Amazônia há 600 anos depois de cristo (d.c) e se estendeu até o momento em que portugueses e espanhóis dominaram esta parte da Amazônia.

O costume ocorre principalmente na calha dos rios Amazonas, rio Negro e rio Madeira. o trabalho de remoção das urnas se prolongou por vinte dias, tendo o envolvimento até mesmo da comunidade local, que foi quem as encontrou enquanto construíam uma escola. de acordo com os arqueólogos, existe a possibilidade das urnas retornarem para a comunidade.

Confira a reportagem na integra:




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here