Já está em funcionamento a nova Biblioteca Digital Unicesumar (BDU), um meta-buscador integrado com catálogo online de todo o acervo da Instituição, que vai desde livros físicos, e-books, artigos científicos, teses, dissertações, entre outros. O novo sistema possibilitará ao aluno a renovação de livros online e buscas com pesquisas avançadas. Para a comunidade, o benefício se dá pelo acesso gratuito às produções acadêmicas e docentes que são realizadas dentro da Instituição. A Unicesumar é uma das primeiras instituições de ensino a aderir ao novo método.

Simultaneidade

Ao digitar as palavras-chave no meta-buscador da Instituição a pesquisa é realizada simultaneamente no catálogo da Biblioteca Central, catálogo dos Campi, Repositório Digital da Unicesumar (RDU), Portal de Revistas Científicas, Bases de Dados assinadas e Portal Capes. Tudo é realizado online em uma pesquisa única e de forma potencializada. Por meio das palavras-chave, o pesquisador poderá ter acesso a todo o desdobramento do assunto procurado, além da utilização de filtros que facilitarão na agilidade da procura.

“O pesquisador de hoje não tem tempo a perder, antes se perdia muito folheando os livros, tirando cópias e, muitas vezes, lendo artigos que não correspondiam ao segmento buscado”, enfatiza a Diretora de Pesquisa da Unicesumar, profa. Ludhiana Ethel de Matos Garbugio.

Citando o exemplo da área da saúde, em que a segmentação do conteúdo buscado é fundamental, Ludhiana complementa: “A nova plataforma segue um padrão internacional de procura, filtrando o conteúdo por ano, local, autor, área, dentre outros. Uma pesquisa para o assunto Alzheimer, por exemplo, poderá ser segmentada com mulheres acima de 60 anos ou especialmente para idades diferentes ou outro gênero, que é um caso raro”.


Integração

A integração do conteúdo tem como objetivo chegar à informação necessária de forma mais rápida e assertiva, até a obtenção de dados sobre casos raros, mais específicos ou dentro de uma janela temporal. “Para a comunidade acadêmica, isso é um ganho imensurável. Aumenta o acesso do aluno e pesquisador aos bancos de dados que estão disponíveis, dando mais visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e congregando a produção em todos os campi da Unicesumar. Todo pesquisador quer que a sua produção seja lida e não algo arquivada”.

Quem tiver interesse no acesso à Biblioteca Digital Unicesumar poderá conferir pelo site institucional www.unicesumar.edu.br/biblioteca. As bases são compostas de conteúdos exclusivos para os alunos da Instituição e os conteúdos de acesso livre. Dentre as opções de acesso gratuito, está a base própria, com a produção de alunos que atingiram notas acima de 90, esse conteúdo que comporta os TCCs, além de todas as dissertações, teses e revistas científicas da Unicesumar. A produção pode ser lida de qualquer lugar com acesso à internet.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

Ainda não há comentários, seja o primeiro.