Tétano pode matar. Vacina está disponível nas UBS de JI-Paraná

Dose de reforço a cada dez anos não costuma ser observada pela maioria das pessoas. Com isso, ficam ficam expostas a uma infecção que poder ser fatal

0
292

Com duas mortes por tétano já este ano em Rondônia, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) acendeu o sinal de alerta e está recomendando à população que mantenha a vacina contra a doença em dia. Uma das vítimas em 2017 foi um mecânico de 57 anos, de Espigão do Oeste, que machucou os dedos na oficina em que trabalhava, não cuidou do machucado e, por conta disso, veio à óbito.

A segunda vítima foi uma mulher, também de 57 anos, em Nova Mamoré, que perfurou o pé e só buscou atendimento depois da piorar muito seu estado de saúde. 

De acordo com a  Agevisa os mais expostos à doença são os homens, menos cuidadosos na procura da imunização. O chamamento também é feito às mulheres gestantes. A agência alerta que pelo exame pré-natal, todos os bebês e crianças têm condição de ser salvos do tétanos.

Rafael Araújo, diretor da Divisão Municipal de Imunização, informou ao Repórter RO que a vacina está disponível em todas as UBS da cidade. Ele lembra que a pessoa deve levar a carteira de vacinação, para saber se a vacina será a primeira ou a de reforço apenas. “Todo mundo, sem exceção precisa estar protegido contra o tétano. O bacilo desta doença está presente no ambiente e ele libera toxinas, que podem afetar com gravidade uma pessoa com um ferimento aberto e sem vacina”, explica o diretor.

Rigidez muscular — O site do Instituto Bio-Manguinhos informa que o tétano é uma infecção aguda e grave, causada pela toxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani), que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele. O tétano decorrente de acidentes se manifesta por aumento da rigidez muscular generalizada.  Se a doença atingir os músculos reto-abdominais e os do diafragma, pode levar à insuficiência respiratória e até à morte. 


Não apenas pregos e cercas enferrujados podem provocar a doença. A bactéria do tétano pode ser encontrada nos mais diversos ambiente, afinal o bacilo se encontra no intestino dos animais, especialmente do cavalo (sem causar doença). Qualquer ferimento aberto e contaminado com terra e poeira, pode ser a porta de sua entrada no organismo humano. Queimaduras e tecidos necrosados também são um meio eficiente de contágio. 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here