Tem início Campanha de PREVENÇÃO do Câncer de Colo Uterino em JPr

0
65

Começou nesta terça-feira (6) a Campanha de Prevenção do Câncer de Colo Uterino. A ação é desenvolvia pela Prefeitura de Ji-Paraná por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). 

O objetivo da Campanha será oferecer o exame preventivo Papanicolau, sem agendamento e gratuito, para identificar ou o câncer no colo do útero, um dos mais frequentes na população feminina.

De acordo com a coordenadora dos Programas Estratégicos do município, Tatiane Mendes, a realização da Campanha tem também o objetivo de fazer uma alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. “Queremos que as mulheres comemorem seu dia principalmente cuidando da saúde. Parece uma campanha de rotina, mas é fundamental para detectar lesões e células causadoras do câncer no colo do útero”, explicou Tatiane.

MULHERES DE ATÉ 65 anos de idade devem fazer o exame a cada dois anos. O preventivo não detecta apenas células cancerígenas, mas infecções no colo do útero, como verrugas genitais causadas pelo papiloma vírus humano (HPV), herpes e infecções vaginais causadas por fungos, como a candidíase. Se o resultado der positivo, a paciente será encaminhada ao médico especialista (ginecologista) para iniciar o tratamento.

As mulheres devem procurar uma das UBS portando documentos pessoais e o cartão do SUS. Alguns cuidados são necessários como não estar menstruada e evitar três dias antes da coleta: relação sexual, utilização de cremes vaginais, espermicida e ducha ginecológica.


A campanha termina dia nove de março, mas o exame Papanicolau está disponível durante todo o ano em todas as UBS de Ji-Paraná. 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here