A 6ª edição da RRShow foi pródiga em mostrar as mais novas tecnologias para o agronegócio, em especial a piscultura. “Pela primeira vez, ao lado do leite, da carne e do café, achamos o caminho da valorização do peixe“, comemorou o secretário da Agricultura, Evando Padovani. Durante o evento foram três salas interligadas que mostraram estações com as melhores práticas sobre criação de peixe em cativeiro, seja em tanques escavados ou em lona.

Na primeira sala, o maior criador de alevinos de pirarucu do mundo, Megumi Yokoyama, conhecido como “seu pedrinho”, falou sobre seu amor e dedicação deste peixe exótico e de grande importância para a a Amazônia, desde a desova das fêmeas até o estágio apropriado para serem comercializados.

Na segunda sala, os técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Rondônia apresentaram as boas práticas de manejo na piscicultura. Eles também detalharam as experiências de empreendedores nesta área, entre eles Antonio, de Urupá, e Paco Hidaldo, de Ariquemes. Na terceira sala, o assunto tratado foram as políticas voltadas para a piscicultura e as vantagens da inserção do peixe na merenda escolar da rede pública de ensino. 

Liderança — Segundo a engenheira de pesca Maria Mirtes Pinheiro, da Emater, — que na RRShow apresentou em seu estande o ‘Caminho do Peixe” para contar a história da piscicultura no estado, além de técnicas de manejo e nutrição — a produção nativa em Rondônia deve atingir a marca de 100 mil toneladas agora em 2017. O estado é líder nacional na produção de peixes em água doce desde 2014 e possui cinco municípios (Ariquemes, Cujubim, Mirante da Serra, Urupá e Porto Velho) entre os 10 maiores produtores do Brasil. 

Luminosidade, calor e muita água criam o ambiente favorável para esta atividade econômica.  A piscicultura é o segmento que mais tem crescido no estado, aumentando quase 400% entre 2010 e 2015, segundo informações mais recentes do IBGE.  O tambaqui, peixe nativo, rústico e bem adaptado, é a principal atração deste mercado.




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here