Técnicos descartam qualquer possibilidade de enchente no Rio Madeira este ano

MONITORAMENTO ATRAVÉS DO SISTEMA DE ALERTA DE EVENTOS CRÍTICOS ATESTA QUE NÍVEIS DAS BACIAS DOS RIOS ACRE E MADEIRA ESTÃO DENTRO DA NORMALIDADE

0
115

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censimpam) informa que o Rio Madeira este ano não irá transbordar. Segundo o meteorologista do órgão, Luiz Alves, a informação baseia-se em boletim mensal que tem a finalidade de informar as condições climáticas previstas nos próximos três meses, expectativas de chuvas e de temperatura para toda a Amazônia Legal. Segundo ele as chuvas devem ficar um pouco acima da normalidade, mas dentro do esperado e depois tendem a diminuir. Com isso, a Bacia do Rio Madeira deve apresentar volume de precipitação pluviométrica dentro de sua normalidade. “Neste período de chuva intensa, que dura até março, estamos inseridos dentro de uma realidade esperada. Depois disso as chuvas tendem a diminuir”, declarou. Ele reiterou que, no geral, a Bacia do Rio Madeira vai apresentar chuvas dentro da sua normalidade. “Então, não há com o que se preocupar em relação a enchentes da Bacia do Madeira em Porto Velho, bem como no interior do estado”, reforçou.

Segundo o engenheiro hidráulico Franco Buffon, gerente do departamento de Engenharia do Serviço Geológico do Brasil, o rio Madeira está atualmente com 11,54 metros, ou seja, ainda está com 1,70 metro abaixo do seu nível médio. Ele garantiu que com este patamar não se chegará à quota de inundação.

Enchente Rio Madeira. 2
EM MARÇO DE 2014 O RIO MADEIRA REGISTROU A MAIOR ENCHENTE DE SUA HISTÓRIA COM O NÍVEL DA ÁGUA SUBINDO 19,69 METROS

 

As informações técnicas são embasadas por um trabalho de monitoramento do rio Madeira, através do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace), que coleta, armazena, analisa e divulga dados das estações automáticas obtidos em equipamentos hidrometeorológicos. Em Rondônia existem seis estações gerando este tipo de informação situadas
em Porto Velho, Abunã, Morada Nova, Guajará-Mirim, Príncipe da Beira e Pedras Negras. Este sistema de monitoramento das Bacias dos rios Madeira e Acre pode ser acessado através do site www.cprm.gov.br.

Enchente Rio Madeira. 4Em caso de risco, o Serviço Geológico do Brasil tem condição de emitir um alerta e que permite avisar a população sobre possíveis inundações e enchentes, de modo a suavizar os possíveis prejuízos materiais e zelar pela integridade física da população, que vive às margens dos rios da região.


O que ainda, de acordo com o Sipam é alvo de certa preocupação, é a Bacia do Rio Machado, que está um pouco acima do nível normal, pois como ela é pequena, responde muito rapidamente às chuvas intensas. No entanto, segundo o órgão, ainda não se trata de fator alarmante e nem que ofereça maiores preocupações.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here