Tapete vermelho para Léo Moraes e eleições poderão amenizar crise das prefeitura – Por Waldir Costa

0
39

A partir de hoje o Repórter RO tem o privilégio de passar a publicar a coluna RD Política do jornalista Waldir Costa, um dos mais respeitados nomes do jornalismo rondoniense. Com passagens pelos principais veículos do estado, e editor pioneiro de alguns deles, Waldir é um astuto observador da cena política e periodicamente nos brinda, valendo-se da tradicional elegância de seu texto, com informações e análises sempre muito valiosas. Segue aqui o texto enviado para o site Rondônia Dinâmica neste dia 17 (ontem) e agora repassado para os leitores também do Repórter RO. Semanalmente teremos um encontro com a coluna RD Política que, com certeza, enriquecerá nossa capacidade de compreender o sempre efervescente cenário político deste estado.

Marcos Lock, Editor de Conteúdo/Repórter RO

POR WALDIR COSTA

Popularidade – Nem sempre o político bom de voto consegue se manter na política. A afirmação beira a incoerência, mas tem sentido. O deputado estadual e presidente do Podemos em Rondônia, Léo Moraes, que é pré-candidato a deputado federal está encontrando dificuldades para se coligar e disputar as eleições deste ano, que não elegerão, apenas prefeitos e vereadores. Léo é bom de voto, tem uma boa nominata a deputado estadual no partido e enfrenta rejeição para coligar. É o fim da rosca…

Opção – Caso realmente não encontre meios e formas para coligar, Léo tem que colocar na prática um plano B, que seria uma candidatura a vice de Maurão de Carvalho (MDB) ou Acir Gurgacz (PDT), que são pré-candidatos ao governo e esperam o jovem deputado com tapete vermelho. Uma opção de Léo pela reeleição devido a dificuldade em se coligar seria traição com quem escolheu o Podemos somando com ele. Optar por uma das vices acomodaria os filiados-candidatos e realizaria o sonho de um dos postulantes ao governo, que é ter Léo como companheiro de chapa. Quem viver verá…

Governo – O PDT presidido no Estado pelo senador Acir Gurgacz, pré-candidato a governador realizou encontro regional em Cacoal. Acir e seu grupo estão percorrendo o Estado mantendo reuniões e se preparando para a convenção, que definirá os nomes dos candidatos aos cargos majoritários e proporcionais. No encontro do PDT estiveram representantes do Podemos (deputado estadual Léo Moraes), municipal do PSB (Toninho dos Santos), municipal do PT (Marcos Roberto), municipal do PSL (Celso Adame), além de representantes do Patriota, PV e PSC. A meta de Acir é formar uma forte aliança para disputar o governo do Estado.

Crise – O processo político deste ano, com as eleições a presidente da República, governadores, duas das três vagas ao Senado e deputados (federal e estadual) deverá amenizar, ou prorrogar as dificuldades da maioria dos prefeitos do Brasil. Em Rondônia vários prefeitos estão com dificuldades para cumprir compromissos com servidores e fornecedores, problema que deverá se agravar, após as eleições, quando serão analisados, discutidos e votados os orçamentos do Estado, pelos deputados, das prefeituras, pelos vereadores e federal pelo Congresso. Muitas prefeituras não terão condições de fechar o ano com as contas em dia e precisarão de ajuda. O final do ano promete…

Respigo

Uma das figuras mais simpática, educada e coerente da política em Rondônia foi embora antes do combinado. A morte do empresário e político Chagas Neto, ex-deputado federal ontem (16), consternou amigos, familiares e boa parte da população de Rondônia +++ Chagas nos deixou muito cedo e levou consigo muitos planos que pretendia realizar. Que Deus o tenha e nossas condolências aos familiares +++ Somente este ano faleceram quatro ex-deputados federais: Aguinaldo Muniz, Maurício Calixto, Moreira Mendes e agora Chagas Neto. É um ciclo político que vai ficando apenas na memória, nos anais +++ A empresa aérea Azul ficou bem classificada no ranking mundial com o 53º lugar (ante 52º lugar em 2017), melhor equipe de bordo na América do Sul, melhor companhia aérea regional (voos mais curtos, com aviões menores) na América do Sul, melhor companhia aérea no Brasil – melhor companhia executiva na América do Sul, melhor limpeza da cabina na América do Sul. Realmente viajar na Azul é sinônimo de conforto, segurança e bom atendimento

Ainda não há comentários, seja o primeiro.