SUICÍDIO – Mulheres tentam mais, porém homens cometem em maior número em RO

0
26

Nos últimos três anos, os homens cometeram quase três vezes mais suicídios do que as mulheres em Rondônia. O levantamento foi feito através de dados divulgados pela Superintendência Estadual de Comunicação do Estado de Rondônia (Secom), referentes aos anos de 2019, 2020 e 2021.

Ao todo, foram 347 suicídios ocorridos no estado de janeiro de 2019 até o dia 10 de setembro de 2021, sendo 191 cometidos por homens, e 59 por mulheres.

Segundo a psicóloga Viviani Cecanho, a cultura machista ensinada desde criança aos meninos do Brasil e a facilidade no acesso às armas letais, são as maiores causas da alta taxa. Aquele ditado “homem não chora” repetido muitas vezes durante a vida, faz com que a procura por ajuda seja “vergonhoso”.

“O homem não busca ajuda, desde criança e é ensinado e educado ouvindo que ele não sente, que não sofre, só que homem sente e sofre também. Então quando ele transborda de sofrimento, ele já está no cerne, na maior angústia de dor, e então ele busca uma forma de resolver de fato. Ele não busca um pedido de socorro, um grito, ele busca uma forma de resolver”, explicou.

OS DADOS REVELAM TAMBÉM, apesar dos homens terem tirado a própria vida mais vezes do que mulheres, são elas as que mais tentam. Das 373 tentativas de suicídio ocorridas nos três anos, 134 foram delas, e 118 dos homens.


“Quando o homem tenta o suicídio, ele já está no ápice do suportável. Os homens têm mais acesso as armas letais, as formas letais. Mulheres não, mulheres tem mais acesso a medicação, a arma branca. Homens têm acesso a formas letais de resolver o problema. Por isso que o maior índice de tentativas bem sucedidas de suicídio, são masculinas”, salientou a psicóloga.

Os dados mostram que pessoas de duas faixas etárias são as que mais tentaram ou conseguiram tirar a própria vida no estado. São elas: jovens de 18 a 25 anos e adultos de 30 a 50 anos.

Em relação aos adolescentes de 13 a 17 anos, somente este ano, 14 tentaram tirar a própria vida.. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de mortes de adolescentes no mundo.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here