Sete agroindústrias de Ji-Paraná estão na Rondônia Rural Show

0
134

Sete agroindústrias de Ji-Paraná, formadas por agricultores familiares, são destaque na Rondônia Rural Show pela qualidade dos produtos comercializados na feira. Estão à disposição dos visitantes polpas de fruta, doces, pães, biscoitos, embutidos, defumados e frango.

A Ki-Frango, por exemplo, faz parte da Associação Micro Abatedouro de Aves, que atende cerca de 50 pequenos agricultores de Ji-Paraná, com sede na Gleba “G”, área rural do município. O empreendimento surgiu com a necessidade que os produtores tinham em ampliar a renda de suas famílias. No ano passado, o empreendimento recebeu da Prefeitura de Ji-Paraná, apoio técnico com formação, capacitação, certificação e selo de inspeção sanitária municipal, o que garantiu que o pequeno abatedouro tivesse condições para seguir em frente com o pequeno negócio. Hoje, a ki-Frango, que tem capacidade para produzir e industrializar mil frangos por semana, já comercializa seus produtos em vários mercados da cidade e participa de feiras regionais em diversos municípios.

“O fato da Prefeitura ter dado esse apoio para nós, permite que a gente atenda um grupo maior de agricultores que não tem uma agroindústria para beneficiar o frango. A associação entrega aos produtores o produto pronto para venda cobrando apenas o material e a despesa durante o processo de beneficiamento”, explicou o gerente da pequena indústria, Dilermando Cardoso.

Além da Ki-frango, estão na Rondônia Rural as agroindústrias Sabor do Campo Polpa de Fruta,  Doces da Tia Adélia, Doces caseiros Dona Genoveva,  Defumados Bianchi, Delícias da Roça Panificação e SS Biscoitos. Todas fazem parte do Programa Municipal de Incentivo às Agroindústrias desenvolvido pela Prefeitura de Ji-Paraná.

 “O objetivo é acompanhar todo o processo de formalização desses empreendimentos, dando apoio técnico desde o primeiro passo, orientando na documentação necessária, capacitação e nos processos de fabricação e industrialização e,  até mesmo na divulgação dos produtos”, ressaltou o Prefeito Jesualdo.


“Hoje em Ji-Paraná, por meio do Programa Municipal, cerca de 30 empreendimentos oriundos da agricultura familiar já estão certificados pela prefeitura, fornecendo os mais variados produtos’, informou o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Adirço Pedro da Silva.

Para o secretário de Estado de Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, o incentivo dado às agroindústrias familiares em Ji-Paraná é essencial para que possamos ter o desenvolvimento dos pequenos agricultores. “Um exemplo é a inspeção municipal feita pela prefeitura que garante a qualidade dos produtos e agrega valor a produção da agricultura familiar, gera emprego na área rural e oferece a chance dos jovens permanecerem no campo”, finalizou Padovani.

Foto: J. Batista

 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here