Seminário sobre Água e Mudanças Climáticas acontece neste dia 20 de março

0
19

No próximo dia 20 de março a população de Ji-Paraná terá a oportunidade de participar do Seminário Água e as Mudanças Climáticas, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

O evento será realizado no auditório do Instituto Federal, campus em Ji-Paraná, das 08:00 às 12:00 horas. Para participar do seminário é preciso fazer a inscrição gratuitamente pelo site https://www.even3.com.br/seminariodiadaagua.

Serão oferecidas palestras voltadas ao Desenvolvimento e Educação Ambiental para que os participantes possam refletir sobre o uso e conservação da água. As palestras são: Apresentação do Programa de mestrado PROFÁGUA, com a professora Nara de Andrade; Nossas águas, nossos rios, uma proposta de educação ambiental em recursos hídricos para escolas do município de Ji-Paraná, com a mestranda Decauíta Peixoto; A importância da terra indígena URU EU WAU WAU para a gestão das águas em Rondônia, com o Indigenista Danstin Lima; e Compostagem: Transformação dos resíduos orgânicos em adubo, com Rômulo Borel.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Casula, ressalta que toda a população está convidada a participar.

“Os participantes terão a oportunidade de ter acesso a muito conhecimento. Nós temos em Ji-Paraná o mestrado profissionalizante em recursos hídricos. Estamos aproveitando esses trabalhos desenvolvidos pelos profissionais que estão fazendo as dissertações sobre este tema e analisando a problemática da qualidade da água em Ji-Paraná. Por isso é tão importante que as pessoas venham participar e ouvir um pouco para entender sobre esse assunto fundamental. Quem sabe consigamos mudar a maneira como lidamos com a água, esse bem natural que não conseguimos viver sem”, disse.


O evento é realizado em alusão ao Dia Mundial da Água. O objetivo é chamar a atenção das pessoas sobre esta importante causa.

“A água é um bem comum de todos, que precisa ser mantida a qualidade e quantidade. Mas para isso é necessário que todos contribuam. Se a gente jogar nosso lixo em qualquer local, ele vai parar nos igarapés. Se a gente tirar a vegetação, vamos impactar o ciclo da água, diminuindo a quantidade de chuva e vamos sofrer com períodos grandes de estiagem. Esse tema da água é muito importante para discutirmos o ano todo, mas especialmente agora, no Dia Mundial de Água”, explicou a secretária.

Além do evento, a Semeia está incentivando a população a plantar, está plantando mudas de árvores em espaços públicos e esportivos e será feito um mutirão de limpeza no bairro Bosque dos Ipês.    



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here