Seduc emite nota oficial e diz que ordem de recolha de livros em escolas é falsa

0
44

Uma suposta ordem do secretário estadual da Educação, Suamy Vivecananda, determinando o recolhimento de livros de autores famosos da rede pública de ensino ‘com conteúdos inadequados a crianças e adolescentes”, causou polêmica em todo o Estado nesta quinta-feira (6). Entre os autores que teriam obras censuradas em Rondônia estariam nomes como Machado de Assis, Euclides da Cunha, Nelson Rodrigues e Rubem Fonseca.

O Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sintero) informou que recebeu informes de todo o Estado reclamando sobre a suposta ordem do secretário da Educação. “O Sintero está apurando a veracidade do fato, e que em caso de confirmação, considera o maior dos absurdos, porque essas publicações são leitura obrigatória para a formação cultural e intelectual dos estudantes”, disse uma fonte do órgão que pediu para não ser identificada.

Ainda segundo o Sintero, o fato de o Governo não concordar com o seu conteúdo não quer dizer que as publicações são impróprias, pois tratam-se de clássicos da literatura. “A leitura dessas publicações deveria ser incentivada, e não censurada. A direção do Sintero espera que seja falsa mesmo a publicação, pois essa atitude é inaceitável”.

NOTA OFICIAL — A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc/RO) emitiu nota oficial posicionando-se a respeito. Eis a íntegra da nota:

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc/RO) esclarece que recebeu uma denúncia que nas bibliotecas das escolas estaduais havia livros paradidáticos com conteúdos inapropriados para o público alvo, alunos do ensino médio.


Diante disso, a equipe técnica da secretaria analisou as informações e constatou que os livros citados eram clássicos da Literatura Brasileira, muitos deles usados em processos seletivos e vestibulares.

Sendo assim, o processo eletrônico que contém a análise técnica foi encerrado imediatamente sem ordem de tramitação para quaisquer órgãos externos, secretarias ou escolas públicas.

A Seduc reforça o compromisso com a Educação e reconhece que os livros são obras de autores consagrados mundialmente e cumprem um papel importante para uma construção social. Prova disso, foram os extraordinários resultados dos alunos da rede pública estadual no último Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, além de diversas ações e investimentos que foram feitos recentes para o início do ano letivo.

Secretaria de Estado da Educação de Rondônia – Seduc/RO



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here