Sedam capacita mais agentes ambientais em JP

0
87

Mais de 50 servidores, entre os quais, agentes ambientais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), policiais ambientais e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia) da prefeitura de Ji-Paraná, encerram hoje (2) o curso de capacitação promovido pela Coordenadoria de Proteção Ambiental da Sedam e organizado pela ONG Ecoporé.

O curso é dividido em três etapas, sendo a primeira turma em Ji-Paraná (com 53 agentes), a segunda, em Vilhena (julho) e a última na capital do Estado, Porto Velho, em agosto. A etapa de Ji-Paraná foi lançada durante a realização da Rondônia Rural Show.

Didática — Segundo a gerente da unidade da Sedam de Ji-Paraná, Kátia Kassula o curso é ministrado por partes práticas de elaboração de autos e em campo, com a identificação e medições de madeira. Ainda de acordo com a gerente, o último curso de capacitação ocorreu no ano de 2012, sendo necessária atualização quanto à legislação e formação de novos agentes. “Somadas as três etapas, serão capacitados mais de 250 agentes ambientais”, afirmou.

O ministrante Rosenildo Pereira disse ser muito importante o momento para a realização do curso dos servidores. Em sua palestra foi abordada a importância do conhecimento da legislação em vigência. “Conhecer a legislação corretamente, significa uma ação firme e segura juridicamente”, declarou.

Palestras  — Além de Rosenildo Pereira, outros dois palestrantes também estão envolvidos nas duas etapas finais, sendo eles: Antônio Cardoso (Métodos de Abordagem da Fiscalização, teoria e prática). Paulo Henrique que ministrou sobre Direito Ambiental em unidades de conservação e georreferenciamento e Marcelo Ferronato abordou o tema, o novo Código Florestal.


Os servidores também estão recebendo noções de primeiros socorros, legislações diversas e o georreferecimento. Os servidores recebem orientações sobre as novas legislações, noções de primeiros socorros, noções de georreferenciamento, lavratura de Auto de Infração, Embargo, Apreensão e muitos outros assuntos vivenciados pelos agentes ambientais. O curso conta com o apoio do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental Integrado (PDSAI) do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here