A Secretaria de Educação de Rondônia tem expectativa de movimentar nos meses de abril e maio centenas de estudantes que serão envolvidos em três rodadas de aulões itinerantes, um novo formato para atender à comunidade estudantil do interior do Estado com a preparação para avaliações externas.

O primeiro ocorreu na cidade de Ji Paraná, e mais dois estão previstos para acontecerem nas cidades de Guajará Mirim, dia 30 deste mês de abril, e em Jaru, no dia 15 de Maio.

ENEM — Este ano a Secretaria de Estado da Educação por meio da Diretoria Geral de Educação estará intensificando a realização de aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb em várias Coordenadorias Regionais de Educação do estado visando preparar os estudantes para obtenção de melhores resultados no Enem e elevar o número de matriculas na educação superior.


O Enem é a porta de entrada dos estudantes do Ensino Médio para o ingresso em instituições de ensino superior por meio dos programas Sisu, Prouni e Fies, assim sendo, a Seduc tem preparado os mesmos para terem êxito nesta avaliação possibilitando a eles o prosseguimento dos estudos para o nível superior.

SAEB — O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi aplicado pela primeira vez no país na década de 90 e permite produzir indicadores educacionais para o Brasil, regiões, Unidades da Federação e, quando possível, para os municípios e escolas. O sistema de avaliação externa de larga escala também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências; e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional.

Nesse sentido a Subgerência de Ensino Médio está organizando junto as Coordenadorias Regionais de Educação os aulões itinerantes, que é uma ação do Projeto Mandando Bem no Enem, nos quais contará com a presença de professores com expertise nas áreas do conhecimento, baseada na Matriz de Referência do ENEM, através dos itens com situações-problemas relacionadas ao conteúdo programático definido para o Ensino Médio.



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