Sebrae ensina como receber investimentos com segurança no projeto Capital Empreendedor

0
7

O projeto Capital Empreendedor, com duração de um ano e várias etapas, tem como objetivo preparar empreendedores de pequenos negócios inovadores para o processo de negociação com investidores. O Sebrae em Rondônia fomenta essa iniciativa por meio de workshops e mentorias que levam os empreendedores ao entendimento da lógica e dos processos do mercado de investimentos de risco. Em 17 de julho, por exemplo, aconteceu o “Workshop de Empreendedores”, a terceira etapa do evento, no Sebrae em Porto Velho.

Das trinta empresas que se inscreveram, quinze foram selecionadas e passaram por mais uma etapa de capacitação. Com a qualificação, as empresas tiveram mentores que as prepararam e orientaram para saber receber investidores e negociar. Em 2 de agosto passaram pela mentoria comportamental e nos dias 19 e 20, das 15 empresas ficaram 10, que foram selecionadas e receberam mentoria de negócios nesta quarta fase do processo.

De acordo com Liliane Cougo, analista do Sebrae em Rondônia, “não adianta preparar as empresas para receberam investimento, negociar com investidores se o comportamento dos empresários não está preparado.” Por esta razão as características de comportamento empreendedor deram forma a uma nova postura para os participantes. Liliane e a coordenadora do Sebrae Nacional, Maria Auxiliadora Umbelino, ficaram muito satisfeitas com a evolução das empresas que iniciariam no projeto em junho. Dentre as 30 empresas que iniciaram, as 10 selecionadas na quarta etapa demonstraram de forma notória o crescimento e a evolução do perfil dos empresários.

Nesta fase os participantes tomaram consciência que a identificação de investidores de capital de risco passa por suas propostas de investimento que mais agreguem valor ao negócio. A aproximação desses investidores, cuja tese de investimento esteja orientada para o sucesso do empreendimento, tem muito a ver com os principais mecanismos de funcionamento e critérios de decisão que foram apresentados na mentoria de negócios.

Na opinião de Márcio Damião da Startup Pranzo, “Foi Show! Que encontro fantástico! Sabe aquele loop de tempo, foi mais ou menos assim. Um ano de aprendizado em uma hora!”, comemorou o participante.


Alex Freitas, dono da Startup Velozservice, em Vilhena, negócio que faz entregas rápidas, afirmou: “Cara, muito obrigado por esse tempo, você nos abriu os olhos, nos mostrou o caminho. Estamos aprendendo constantemente e valeu demais, senti muito por não ter ido até Porto Velho, mas essa logística é muito cruel. Tenho certeza que em uma próxima oportunidade teremos bons números para apresentar.”. Alex não conseguiu tempo para vir até a capital, mas a metodologia permite que mesmo a distância os empreendedores possam ser capacitados.

O projeto Capital Empreendedor é uma das formas de captar recursos para realizar os planos e projetos de longo prazo para negócios promissores. Nessa forma de financiamento, um investidor – chamado de investidor de risco – aporta recursos no negócio em troca de participação societária, geralmente minoritária, de uma empresa de capital fechado. Esse custeio pode ocorrer em diversos momentos de um projeto. Desde negócios que estão começando até os mais sedimentados, que já possuem grandes operações, mas precisam de recursos para continuar se expandindo.

O Sebrae em Rondônia tem grande expertise em inovação e tem dedicado suas atividades ao aprimoramento de segmentos que apresentam viabilidade na busca de novos mercados. O Capital Empreendedor é mais uma contribuição que agora prepara outra seleção para conseguir que desse conjunto de empreendimentos, até três deles, com os melhores ecossistemas, possam ser selecionados para participar da fase nacional em São Paulo.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o site <www.sebrae.ro> ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

Ainda não há comentários, seja o primeiro.