Sebrae RO aposta no valor das principais cadeias produtivas do estado

0
125

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Rondônia, em parceria com o Governo do Estado, Emater, entre outros órgãos, traçou um grande desafio para a 6ª edição da Rondônia Rural Show. O objetivo este ano é incorporar tecnologias, que agreguem valor aos produtos derivados das principais cadeias produtivas, piscicultura, leite e café, responsáveis pela grande força da economia do estado de Rondônia.

Durante a feira, que ocorrerá de 24 a 27 de maio em Ji-Paraná, o Sebrae contará com um espaço reservado para visitação, degustação e aprendizagem de preparo e manuseio dessas três cadeias produtivas, estimulando as pessoas a consumir um produto originário do estado.

Segundo o analista da instituição, João Machado, a intenção é  trabalhar em cadeia produtiva “onde a matéria-prima passa por um procedimento de transformação, beneficiamento, até chegar no produto final, no consumidor”, e o evento da Rondônia Rural Show possibilita começar a atuar de forma estratégica nessa questão de mercado.

Piscicultura

Atualmente os peixes da Amazônia, como tambaqui e pirarucu não têm sido valorizados em função de serem comercializados com cabeça, vísceras e rabo. A intenção é atuar na melhoria da qualidade na comercialização do pescado, com cortes nobres, como filé, costela e lombo. Para João Machado, “a melhoria na qualidade do pescado, agrega valor ao produto e reduz significativamente, a comercialização do peixe in natura”.

Palestras e minicursos

Neste ano na Rondônia Rural Show, o Sebrae estará promovendo palestras e minicursos com nutricionistas, mostrando como funciona o manuseio, preparo, condicionamento e armazenagem do pescado, e ainda, palestras abordando a qualidade do cultivo, poda, secagem e comercialização do café. Além das palestras e cursos durante o evento, o SEBRAE possui projetos com produtores na região central do estado, visando a melhoria da qualidade do café, desde o cultivo até a comercialização.


 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here