SAÚDE DOS OLHOS: 34% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista

0
35

A visão é considerada por muitas pessoas como um dos principais sentidos do corpo humano. Apesar disso, 34% dos brasileiros, ou seja, um terço da população do país nunca visitou um oftalmologista. Esse número é ainda maior entre as classes D e E, representada por famílias que ganham, em média, até 700 reais por mês, chegando a 44%, revelou a pesquisa Ibope.

Segundo os dados da pesquisa, a visita ao oftalmologista parece acontecer apenas quando há uma clara necessidade de avaliar o uso de óculos ou mediante aparição de algum incômodo na visão. Este foi o caso para 74% dos participantes. Os resultados preocupam já que 28% dos entrevistados afirmou sofrer de alguma doença ocular e 61% conhecem alguém nesta situação. No caso de pessoas acima de 40 anos, 38% responderam ter alguma doença ocular. 

Consultas periódicas com o especialista ajudam a prevenir e tratar precocemente uma série de problemas sérios que podem até mesmo causar cegueira. “Dentro da oftalmologia, há doenças que são perfeitamente tratáveis e outras que, se diagnosticadas em estado mais avançado, podem comprometer a qualidade de vida e a lesão pode não ser mais reversível”, explicou Cristiano Caixeta Umbelino, secretário-geral do Conselho Brasileiro de oftalmologia (CBO).

Para a pesquisa, encomendada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e pela Alcon, uma empresa voltada para a saúde da visão, foram entrevistados 2 002 homens e mulheres com idade a partir de 16 anos. 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here