Você sabe que tipo de unidade de saúde procurar se você sofrer pequenos cortes, sentir febre, tosse ou dores por mais de três dias? A procura pelo lugar correto pode facilitar sua vida e diminuir filas nas unidades, principalmente no hospital municipal.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conta hoje com 12 unidades básicas de saúde, sete especializadas e o hospital Claudionor Roriz. O atendimento é classificado por cores pelo Ministério da Saúde entre baixa, média e alta complexidade.

Segundo o diretor do Hospital Municipal, Rafael Papa, o atendimento não urgente é considerado como azul, o pouco urgente como verde, o urgente amarelo, muito urgente é laranja e o vermelho é classificado como atendimento emergente.

AS CONSULTAS DE ROTINA, dor de garganta, dor de cabeça, unha encravada, dor de ouvido, na coluna, febre, vômito e diarreia, injeções, curativos, retirada de pontos, renovação de receitas e trocas de sondas são atendimentos nas unidades básicas de saúde.

As pessoas devem procurar o hospital em casos mais graves como parada cardiorespiratória, AVC/Derrame, falta de ar intensa, picada ou mordida de animais venenosos, intoxicações, acidente de carro ou moto, ferimentos de arma de fogo ou arma branca, queimaduras e fraturas.


“Parece óbvio especificar esses atendimentos, mas se os pacientes conhecessem a finalidade de cada serviço, evitariam espera desnecessária”, acrescentou o diretor do HM, Rafael Papa.

Para a coordenadora do Programa Estratégia Saúde da Família, Marlene Alencar, o objetivo da Rede Básica é favorecer a prevenção das doenças. Por isso, o atendimento é agendado de acordo com a classificação de risco do paciente.

Isso quer dizer que o paciente é avaliado para saber se vai receber o atendimento no mesmo dia ou será agendado. Em casos de urgência, o atendimento é feito sem agendamento, de acordo com a avaliação. E vale ressaltar que o agendamento pode ser feito por telefone, sem a necessidade da pessoa se deslocar até a unidade básica de saúde”, explicou.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here