Saiba o que você conseguir com uma boa nota no Enem

0
6

O Enem abre portas em mais de mil instituições de ensino superior, entre públicas e particulares. O ingresso acontece por meio de um dos processos seletivos abaixo.
Conheça:

Sisu – É o processo seletivo para quem pensa em tentar vaga numa universidade pública. Para participar da disputa em 2019, basta ter feito o Enem 2018 e não ter zerado a redação. São duas chances por ano de entrar, em janeiro e no segundo semestre. Leva a vaga quem apresentar as maiores notas. 

ProUni – O governo federal também dá chance aos candidatos que fizeram o Enem 2018 de ganhar uma bolsa de estudos em faculdade privada de primeira linha. Pode concorrer ao benefício quem obteve pelo menos 450 na média das provas, sem ter zerado a redação do Enem mais recente. É necessário também se enquadrar no perfil socioeconômico determinado pelo MEC. O ProUni acontece duas vezes por ano, sempre depois do encerramento do Sisu. As bolsas valem para cursos de todas as áreas do conhecimento e podem ser integrais (pagam 100% das mensalidades) ou parciais (cobrem 50% dos custos). 

FIES – Se não rolar vaga na universidade pública ou bolsa de estudos na faculdade particular, dá para tentar financiar os estudos de forma facilitada. Com o FIES, o juro é baixo e o prazo para pagamento, longo. Além de tudo, a dívida só começa a ser quitada depois da formatura. O financiamento é concedido mediante processo seletivo. Para tentar, o candidato pode apresentar o desempenho obtido em qualquer Enem a partir de 2010 (com pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação) e cumprir os requisitos de renda familiar. O processo seletivo também abre duas vezes ao ano. 

Ingresso direto – Não está a fim de Sisu, de ProUni ou de FIES? Que tal então tentar entrar em uma faculdade particular sem fazer vestibular? Basta acessar o site da instituição desejada, clicar no link do processo seletivo, escolher o curso e informar que quer participar com a nota do Enem. Vale qualquer edição a partir de 2010, geralmente. O candidato informa quanto tirou em cada prova e o sistema retorna automaticamente dizendo se ele conseguiu ou não a vaga.


Ainda não há comentários, seja o primeiro.