Desde o ano de 2002 Ji-Paraná não registra casos de raiva humana. Para continuar mantendo a doença bem longe da população a Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), irá intensificar o trabalho de prevenção com vacinação em cães e gatos.

Semana passada, o trabalho foi realizado nas Aldeias Indígenas e nos Distritos de Nova Londrina e Nova Colina. Nesta semana, será iniciado na área rural do município, inclusive com a Campanha Casa a Casa.

O plano da ÁREA RURAL casa a casa será este:

Setor 200: a vacinação será dos dias 28 de agosto a 13 de setembro.

♦ No setor Riachuelo as vacinas serão aplicadas dos dias 14 de setembro a 17 de outubro.


♦ Dos dias 18 a 31 de outubro será a vez da Gleba G.

♦ Os moradores da Linha Itapirema receberão as equipes do dia primeiro a 16 de novembro.

ÁREA URBANA

Já na área urbana, a previsão é que a campanha tenha início no próximo dia 23 de setembro.  A meta é vacinar 6.500 animais na área rural e 15 mil na área urbana.

Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Eliana Pereira Dias Cruz, a decisão de fazer a vacinação de casa em casa na área rural foi muito acertada. “Se colocarmos os vacinadores em ponto estratégico, a distância é muito grande para o morador levar o animal. De casa em casa é mais cômodo pra ele e a possibilidade de atingirmos a meta é maior”, explicou Eliana.

“É importante que todos recebam as equipes de vacinadores, pois as doenças dos animais são contagiosas, podem ser transmitidas para as pessoas através do vírus, presente na saliva e secreções dos animais infectados. A vacina á gratuita e é a única maneira de prevenir contra a doença”, completa a coordenadora.

 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here