Rondônia é destaque no Fórum dos Governadores do Brasil Central

O GOVERNADOR CONFÚCIO MOURA REPRESENTOU O ESTADO NESTE EVENTO

0
70

Terminou hoje, sexta-feira (3) a primeira reunião do ano do “Fórum dos Governadores do Brasil Central”, evento bimestral que aconteceu em Goiânia e que teve como objetivo a apresentação de avanços do “Consórcio Brasil”, bloco integrado por  Rondônia, Goiás e Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal. Os debates do fórum também envolveram temas, como estratégia para exportações, sistema de avaliação educacional e proposta de previdência complementar.

Os estados de Rondônia e Mato Groso foram citados durante as discussões como exemplo da viabilidade do projeto por terem estabelecido vantajoso comércio interno de fertilizantes. Antes, Rondônia pagava mais caro pelo fertilizante que vinha do Paraná. Agora, o produto vem do Mato Grosso, ou seja, de um estado que compõe o bloco. Para chegar ao acordo, os governos dos dois estados fecharam entendimentos que estão sendo revertidos em muitos benefícios para a região.

Representando Rondônia esteve no acontecimento o governador Confúcio Moura, que vê o consórcio como uma nova forma de relacionamento dos estados  com o governo federal. Várias propostas levantadas em debates no interior do bloco tiveram rápida acolhida no Palácio do Planalto em razão de sua representatividade econômica e política.

No primeiro dia do fórum aconteceu a reunião do Conselho de Administração, quando técnicos dos estados determinaram os principais temas do evento, com destaque para a criação do Mercado Comum do Brasil. O assunto certamente fará parte de debates durante todo o ano, uma vez que envolve outras questões como identificação de produtos e sua importância para os estados do consórcio, além de definição de tarifas.

A assembleia dos governadores ocorreu no gabinete do governador de Goiás, Marconi Perillo, que é o presidente do Consórcio Brasil Central. Nesta ocasião, foram apresentados exemplos de gestão de interesse dos membros do bloco. Aconteceram também apresentações do Programa “Goiás Mais Competitivo”, “Austeridade do Governo de Goiás” e das propostas da consultoria “Agenda Brasil Futuro”, que foi aplicada em Rondônia.


 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here