A Polícia Ambiental confirmou que cerca de 50 famílias estão isoladas após o rompimento da barragem no distrito de Oriente Novo, no município de Machadinho do Oeste. O acidente, ocorrido nesta sexta-feira (29), provocou a queda de pontes e isolou aproximadamente 50 famílias. Felizmente, não há registro de vítimas.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) uma tromba d’água atingiu a estrutura de uma barragem no Distrito de Oriente Novo e provocou a ruptura.

A estrutura, que entrou em colapso conteria rejeitos de mineração, mas a pasta afirma que não há risco de contaminação por metais pesados porque o material consistiria em areia e argila. No distrito, há uma barragem da mineradora Metalmig, que trabalha com cassiterita, porém a secretaria avalia inicialmente que o rompimento aconteceu fora da área licenciada pela empresa.

Sete pontes foram danificadas pela lama. Uma força-tarefa composta por funcionários do governo de Rondônia e servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) está no local para avaliar os impactos do rompimento. Uma equipe sobrevoou a área afetada. O local atingido também é usado para atividades de pesca.

A Sedam declarou que o material derramado é formado basicamente de areia e argilas, sem a presença de metais pesados na sua constituição, não oferecendo, assim, risco de contaminações para os seres vivos.


Essa barragem de rejeitos é proveniente da mineração de cassiterita, a mineradora atua desde 1970 na localidade. Ainda segundo Sedam, a mineradora estaria com as licenças ambientais e de operação em dia.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here