Um reinado que atravessa gerações.Hoje, segunda-feira (19), o rei Roberto Carlos completa 80 anos. O Fantástico quer saber, o que faz do cantor esse ídolo inabalável, tão querido, há tanto tempo. Seria a voz inconfundível?

A equipe de reportagem perguntou a Mara Behlau, fonoaudióloga do Roberto Carlos há 15 anos qual o segredo. “Ele tem uma assinatura vocal invejável. Então, ele abre a boca, ele canta uma nota, a gente sabe: é o Roberto Carlos”, diz.

Os exercícios vocais fazem parte da rotina diária do cantor. “Ele tem as fichas de exercícios no seu camarote, ele chega muito antes do show. Ele não abusa da própria voz, ele cuida do seu instrumento”, explica Mara.

Por isso, Roberto está fazendo 80 anos, mas a voz dele, não. E isso não é comum, como explica Antônio Ponto, médico otorrinolaringologista. “A voz envelhece. A laringe, as cordas vocais propriamente ditas, são 2 músculos como qualquer outro músculo, principalmente no homem elas perdem volume”, diz.

O segredo para manter a juventude da voz são os hábitos alimentares. E a dedicação de Roberto é referência também para os colegas de profissão. E o que mais pode estar por trás da voz do rei? Para o professor de canto, Wilson Gava, a voz contém toda a história do cantor, as alegrias, as dores, as emoções. “Ele consegue fazer essa ponte de uma forma muito especial e esse com certeza é um dos segredos do Roberto”, afirma.


Veja no link a seguir a matéria sobre os segredos da boa voz do nosso Rei Roberto:

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/04/18/vida-longa-ao-rei-roberto-carlos-completa-80-anos-com-voz-inconfundivel.ghtml



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here