Inscrito com seu Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável (PDES), Rondônia tornou-se o destaque nesta quarta-feira (20) em São Paulo, com o 1º lugar no Prêmio Excelência em Competitividade – Destaque Boas Práticas, concorrendo com outros quatro finalistas dos 100 inscritos de todo o País.

Para o governador Confúcio Moura o prêmio é o resultado do trabalho dos técnicos do governo que, durante quatro anos, desenvolveram grande esforço na formulação das propostas da minuta do Plano. Eles discutiram com a sociedade por meio de audiências públicas, recolhendo sugestões que tornaram o PDES não só numa estrutura de planejamento, mas num modelo de gestão.

O documento vai atravessar os próximos 15 anos, garantindo o desenvolvimento sustentável de Rondônia até o ano de 2030, com todo zelo com os recursos naturais e a biodiversidade.Rondônia, na verdade, foi o único estado a ter dois projetos classificados na final, destacando também o projeto de rede de fibra ótica de conectividade de alta velocidade, o Infovia. 

No ambiente econômico do País marcado pela retração de sua própria atividade econômica, que já começa a dar sinais de reação, poucos foram os estados que conseguiram manter suas contas sob controle e, ainda, promover melhorias no atendimento ao cidadão e investir em infraestrutura.

Produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que tem como parceira a Tendências Consultoria Integrada, o estudo é o mais completo da área em todo o País, desde 2011, com a análise de desempenho dos 26 Estados e do Distrito Federal.


Na avaliação da CLP, além do bom desempenho em infraestrutura, segurança pública e sustentabilidade social, Rondônia deu um salto e melhorou bastante sua situação fiscal, tendo sido avaliado com nota B+ (1º lugar) pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda, ao lado do Estado do Pará.

Os dois estados brasileiros  tornaram-se habilitados, portanto, a contratar empréstimos e fazer financiamentos com o aval da União, privilégio que distingue Rondônia em outras frentes, em especial de preservação ambiental, tão fundamental em qualquer projeto de desenvolvimento.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here