RO ANTECIPA campanha de vacinação devido a casos confirmados de sarampo

0
110

Rondônia já está em alerta e deu início a ações para inibir um possível surto de sarampo no estado, assim como ocorre no Amazonas. Conforme a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), já foram confirmados dois casos da doença, em pacientes vindos de Manaus e, por conta disso, a campanha de vacinação foi antecipada. Rondônia não registrava casos de sarampo há cerca de 20 anos.

O primeiro caso de sarampo em Rondônia foi confirmado em Porto Velho. Um bebê de quatro meses que chegou da cidade de Manaus no dia 16 de junho, em uma embarcação pelo Rio Madeira. 

Já o segundo caso foi no município de Vilhena. Uma mulher, natural de Manaus, chegou à cidade para visitar familiares. O caso já foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), mas aguarda também foi enviada uma amostra para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na quarta-feira (4), para ter uma contra-prova. 

Segundo a coordenadora de doenças exantemáticas, Cleidineia Marciana, a paciente apresentou os sintomas assim que chegou em Vilhena e, de imediato, foi encaminhada para o hospital da região onde ficou em observação por dois dias, sendo hidratada até que recebeu alta para o isolamento domiciliar. “Foi realizado o bloqueio vacinal nos profissionais de saúde que tiveram contato com a paciente e na família dela”, disse a coordenadora. 

Como havia um controle da doença, os casos confirmados já podem ser considerados como surto, avalia a coordenadora, que diz que a única forma de prevenção é a vacina.




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here