Rio Machado segue subindo e começa a preocupar autoridades

0
37
SE NÍVEL CHEGAR A 10,20 CM RIBEIRINHOS SERÃO AFETADOS

O nível da água do rio Machado, região de Ji-Paraná, continua aumentando de forma considerável e pode alcançar a marca limite (10,20 cm) ainda neste mês de janeiro. Esta é a expectativa do responsável pela medição (manual) e transmissão diária para a Agência Nacional de Águas (ANA), Lucenir Saldanha. Nos dois primeiros dias de 2018, a régua marcou entre 9,01 cm e 8,68 cm. No aplicativo da agência, nesta segunda-feira (1) o nível assinalava 8,72 cm.

De acordo com Saldanha, durante a última semana de 2017 o nível da água do Machado subiu bastante, iniciando o período com 8.82 cm e chegando até 9.01 cm no domingo (31). Já na manhã do dia  01 de janeiro a régua marcou 9.01 cm e no período da tarde, 8.90.  “Acredito que se continuar dessa forma, muito provavelmente, este ano o nível passará da marca limite que é de 10.20 cm”, alertou Saldanha.

BOMBEIROS — Na manhã da segunda-feira (01) o comandante interino do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros (SGBM), 2º tenente BM Faustino dos Santos, confirmou que o nível continua oscilando bastante. Segundo ele, a expectativa é que as chuvas se avolumem, ainda mais, nos próximos dias.

Ainda segundo o militar, a corporação mantém de sobreaviso uma equipe de sete bombeiros com todos os equipamentos operacionais necessários para atender qualquer caso de emergência, com caminhões, embarcações entre outros. “O rio só começa a ‘expulsar’ famílias de suas residências quando o nível passar dos 10.20 cm”, avisou.

Ainda não há comentários, seja o primeiro.