A exemplo de muitos e importantes jornais impressos brasileiros, o Repórter RO publica hoje, terça-feira (24), em sua página inicial, a mesma capa que vários deles estamparam ontem, segunda-feira (23). A manchete utilizada foi Juntos vamos derrotar o vírus. Unidos pela informação e pela responsabilidade”. A campanha foi produzida pela agência de inteligência de mídia Tailor Medi. “Além de se tornar manchete no nosso portal, a mensagem também se transformará em um anúncio que vai permanecer no ar durante os próximos 30 dias”, explica o diretor e editor de Conteúdo do Repórter RO, Marcos Lock

Os anúncios de capa também serão publicados ao longo da semana pelos jornais que não circulam com edições impressas às segundas-feiras, ou no meio impresso ou em sites na internet. É o caso do Repórter RO que se alinha a esta iniciativa, publicando a mesma mensagem, que tem letras garrafais brancas, fundo azul e a hastag #imprensacontraovirus.

A mensagem do anúncio destaca a importância da informação e da responsabilidade de todos no enfrentamento da pandemia. Ao se unirem em um esforço em comum, os jornais também conclamam para a valorização da informação jornalística de credibilidade.

Esta foi uma ação inédita no país, na segunda fase da campanha da Associação Nacional de Jornais (ANJ) de apoio ao combate ao coronavírus e à desinformação, que agrava as consequências da doença COVID-19.

“Em situações dramáticas como a que vivemos, informação precisa e contextualizada é um bem ainda mais essencial”, enfatiza o jornalista Marcelo Rech, presidente da ANJ. “A ação demonstra a unidade dos jornais brasileiros em torno de uma causa comum: servir a população com jornalismo de qualidade para, com a responsabilidade que o momento exige, enfrentarmos e vencermos a pandemia”, completa.


JORNAIS ARGENTINOS TOMARAM A MESMA INCIATIVA AO PUBLICAR CAPAS IDÊNTICAS NA SEMANA PASSADA

A ideia é que, por meio dos vários anúncios (on-line e impresso), possamos reforçar a necessidade de se buscar informação em veículos que produzem jornalismo profissional e compartilhar conteúdos com certificado de origem em redes sociais e aplicativos de mensagem”, diz o presidente da ANJ. “O antídoto contra a desinformação espalhada nas redes sociais é a ‘boa viralização’ da informação verdadeira”, acrescenta Rech.

ESTUDOS INDICAM QUE, diante de desafios como o imposto pela pandemia do novo coronavírus, as pessoas tendem a depositar mais confiança no jornalismo profissional. Pesquisa da Edelman divulgada há dias atrás passada, por exemplo, revelou que a maior parte (64%) das populações de dez países, inclusive a do Brasil, vê na Imprensa a fonte de informação mais confiável neste momento.

O mesmo estudo mostrou ainda clara preocupação da maioria das pessoas com informações falsas sobre a COVID-19 espalhadas nas redes sociais (74% na média dos países pesquisados e 85% no Brasil).



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here