Prova Brasil foi aplicada nas escolas estaduais de JPr

0
257

Todas as escolas estaduais de Ji-Paraná começaram a aplicar hoje (26), no período da manhã, a Prova Brasil. Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio fizeram a avaliação que, pela primeira vez, englobou os estudantes da rede privada.

CARTAZ NO PÁTIO ANUNCIA A DATA DO ENEM

A Prova Brasil mede os conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa e o resultado torna-se um dos dois elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ela faz parte da Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), uma das três provas que integram o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A reportagem do Repórter RO esteve na Escola Estadual de Ensino  Fundamental e Médio Gonçalves Dias, no Primeiro Distrito, onde cerca de 270 alunos participaram do certame. A meta este ano, segundo sua diretora Keila Pereira dos Santos, é atingir uma média de 5,1 para superar a nota obtida em 2017, que foi 5,0. Esta nota foi considerada muito boa pela direção.

Professores foram remanejados de suas atividades cotidianas para auxiliar na aplicação da prova, que começou às 8h e estendeu-se até por volta das 10h30. Com isso, a rotina foi alterada para garantir que os estudantes se dedicassem à avaliação, que apresentou 26 questões de português e outras 26 de matemática. Os alunos também responderam um questionário sócio-econômico.

Geovanna, Maria Júlia, Emilia e Sara, alunas do 9º ano do Ensino Fundamental não consideraram a avaliação difícil. Elas enfrentaram na prova de matemática perguntas de geometria, de porcentagens e várias continham gráficos em seu enunciado. Na de português elas frisaram que a ênfase deu-se na interpretação de textos e em algumas questões havia tiras de personagens conhecidos, como Mafalda e Garfield. No geral, as quatro alunas julgam que saíram-se bem na prova, afinal elas frequentaram as aulas de revisão e compareceram ao simulado aplicado pela escola Gonçalves Dias.


SARA, EMÍLIA, MARIA JÚLIA E GEOVANNA, DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NÃO ACHARAM A PROVA DIFÍCIL


CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here