A comemoração dos 50 anos do Projeto Rondon será realizado no próximo mês  em Rondônia com a realização da operação ‘Rondônia Cinquentenário’, de 7 a 23 de julho. 15 municípios e distritos de Rondônia receberão as equipes de ‘rondonistas’, que estão sendo capacitadas em Porto Velho. Os professores escalados para coordenar as oficinas que serão realizadas pelo projeto estão no estado desde o último sábado (1º).

As 15 cidades contempladas serão: Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Rio Crespo, São Miguel do Guaporé, Texeiropólis e Urupá. Em Porto Velho as ações serão as comunidades ribeirinhas do baixo madeira, nos distritos de Cujubim Grande, Nazaré e São Carlos.

OS RONDONISTAS ENSINAM TÉCNICAS DE PRIMEIROS SOCORROS

De acordo com o tenente-coronel Alexandre Sholtz, coordenador de comunicação social do Projeto Rondon, os professores visitarão in loco as comunidades que receberão os trabalhos do projeto. Estarão presentes na operação 3.010 pessoas entre estudantes universitários e professores de diversas instituições de ensino superior de todo o país, que são chamados de ‘rondonistas’.

“O Projeto Rondon em 1967 teve sua primeira operação aqui em Rondônia. Voltamos a Porto Velho e região para comemorar os 50 anos e trabalhar a cidadania dos rondonistas”, explica o coronel.

Além de alunos das áreas de saúde e educação, alunos de Comunicação Social participarão do projeto fotografando, filmando e divulgando as ações nas mídias digitais. Segundo Nadja Hartmann, coordenadora da equipe de Comunicação, 10 alunos de Jornalismo, Publicidade e Design estarão produzindo conteúdo durante o período em que durar a operação.


UNIVERSITÁRIOS SE PREPARAM EM CAPACITAÇÕES ESPECÍFICAS

“Nosso grande desafio é justamente falar de Marechal Rondon, passar toda essa experiência dos rondonistas, que é transformadora. O conjunto da comunicação tem esse desafio, essa responsabilidade de divulgar todo esse trabalho”, explicou Nadja. da Educação, Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.

Projeto Rondon — Realizado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon teve início em 1967, sua primeira operação foi realizada em Rondônia, com 30 alunos participantes e dois professores coordenando. Em 1989 as atividades foram encerradas, voltando somente em 2005. De acordo com o Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é uma ação governamental realizada em parcerias com as instituições de ensino superiores, prefeitos, comunidade e representantes comunitário. Além disso, tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here