Por Hudson Calandrelli

O Projeto Ação Social Pela Música de Ji-Paraná é uma belíssima iniciativa que atende cerca de 150 alunos na cidade. A organização funciona desde 2011 no Coração de Rondônia e possui várias parcerias entre elas com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e a Escola Municipal Almir Zandonadi onde acontecem as aulas do núcleo, além de parcerias com várias instituições e igrejas.

São ofertadas aos alunos, aulas de violão, violino, viola, violoncello, contrabaixo e flauta doce. A Ação Social Pela Música de Ji-Paraná celebra o recebimento de vários instrumentos musicais, fruto do patrocínio da Termonorte e Ministério da Cultura, através da lei de incentivo à cultura.

Confira abaixo a lista dos novos instrumentos:

5 Violinos 1/2
5 violinos 3/4
10 violino 4/4
50 flautas doce Germânica.


O reconhecido maestro Rafael Fontinele, destaca que o projeto prega a música como instrumento de transformação social e agradece a comunidade ji-paranaense por prestigiar e reconhecer o trabalho realizado na cidade. Fontinele também agradece aos patrocinadores por investir no crescimento do projeto.

Sobre o Projeto a nível nacional

A Ação Social pela Música do Brasil – ASMB é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que, em sua vertente socio-educacional, visa à inclusão social e à formação da cidadania, através do ensino da música clássica, para crianças e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

O projeto coordena e administra atualmente 9 núcleos, dos quais 4 se encontram na cidade do Rio de Janeiro, a saber, Chapéu Mangueira, Complexo do Alemão, Morro dos Macacos e Cidade de Deus, englobando mais de 19 comunidades pacificadas.

Além da cidade carioca, a ASMB conta com mais 2 núcleos na cidade de Petrópolis – RJ, nos bairros Duarte da Silveira e Vale do Cuiabá, 1 núcleo em Barra do Piraí, e mais 2 núcleos em outros estados brasileiros: João Pessoa – PA, e Ji-Paraná em Rondônia.

Já em sua vertente cultural, a ASMB promove há mais de quinze anos, a formação de orquestras jovens de música clássica em todo o território nacional, como a Orquestra Jovem do Brasil e a Orquestra Mercosul. Seu grande objetivo, como ONG, é fomentar a cultura da música clássica proporcionando a fruição e o acesso amplo da população.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here