“Rondônia: Afetividade poética do lugar”, é o nome do livro que foi lançado em Porto velho, de forma virtual das redes sociais (Youtube e Facebook) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) (@unir.rondonia), no Laboratório de Narrativas Visuais (@labnavi__unir).

A obra é resultado de um trabalho extenso produzido pelo professor da UNIR, Ederson Lauri, ao longo de 10 anos de pesquisa, em distintas regiões do estado de Rondônia, Sul do Amazonas e Mato Grosso.  O foco da produção é demonstrar o espaço afetivo dos povos amazônicos com o seu lugar de vivência, cultura e identidade.

As fotografias mostram a relação direta do meio ambiente e a preservação da vida e dos ecossistemas de povos indígenas, extrativistas e população camponesa. De modo sensível e poético, a produção capta expressões, movimentos, cuidados, partilhas e uma infinida.

Para o autor do Livro, a produção mostra como o pertencimento ao lugar é essencial para criar um elo entre fotografado(a) e fotógrafo(a). “Cada história contada por trás das fotografias evidencia formas de se relacionar com o ambiente e todo o conhecimento produzido dessa conformação, de forma a valorizar a cultura e identidade de Rondônia”, enfatiza o professor.

A produção recebeu financiamento da Lei 14.017/2020 – LEI ALDIR BLANC em parceria com a Universidade Federal de Rondônia, por intermédio do Laboratório de Narrativas VisuaisAlém da difusão virtual, o material terá a tiragem de 500 exemplares que serão distribuídos gratuitamente em centros de ensino público, bibliotecas e comunidades tradicionais e periféricas de Rondônia.




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here