Em Ji-Paraná, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) através da sua gerência regional de Ji-Paraná, já está realizando o encaminhamento de vários processos de Licenciamento Ambiental, considerados de médio e alto impacto, para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) d. No total, são 110 processos, sendo que 30 deles já foram remetidos. A unidade ji-paranaense responde por outras 12 cidades e mais nove distritos.

De acordo com Kátia Casula, gerente regional da Sedam em Ji-Paraná, no ano de 2013, através de uma parceria entre o município e o estado, foi realizada a descentralização dos processos ambientais de baixo e médio impacto, que antes, eram analisados e deferidos ou não somente pela Sedam. Com essa descentralização, o trabalho de avaliação de cada processo ganhou mais agilidade e rapidez para a sua conclusão final, facilitando assim o trabalho do Poder Público, e principalmente, melhorando a qualidade do atendimento de seus usuários.

Em 2015, do licenciamento dos baixos e médios, o município também passou a avaliar as atividades de alto impacto. No final do ano passado (2016), 110 processos foram recebidos pela Sedam. Desse total, 30 já foram concluídos e encaminhados para os tramites finais pela Semeia.

Ações — Com 24 servidores, a gerência regional de Ji-Paraná realiza suas atividades em 12 municípios e nove distritos, sendo eles: Ji-Paraná, Jaru, Jorge Teixeira, Theobroma, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Alvorada, Urupá, Teixeirópolis, Vale Paraíso e Presidente Médici. Nestes locais o órgão realiza vistoria para licenciamento ambiental, fiscalização de empre-endimentos, recebimento de denúncias com, desmatamentos, queimadas, limpeza de pastagem sem autorização, vistoria para retirada de madeira em floresta plantada e educação ambienta. De acordo com Kátia Casula, os municípios com maiores demandas são Ji-Paraná Jaru e Ouro Preto, em conseqüência de terem os maiores empreendimentos na região central do estado.




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here