Tem inicio hoje,  oficialmente, 22 de setembro, às 17h02 (horário de Brasília), indo até 21 de dezembro, às 14h28, a estação considerada a mais bela do ano, por conta da grande quantidade de flores que brotam neste período.

A chegada da nova estação, no entanto, do ponto de vista meteorológico, trará mudanças na incidência de chuvas e na variação de temperaturas na maior parte do Brasil, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe). Conhecida como Estação das Flores, a primavera marca a transição entre a estação seca e a temporada de chuvas nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Na Região Norte ela é a estação preparatória paras as intensas chuvas que começam daqui a pouco, por volta de outubro a novembro e que inaugurarão o “inverno amazônico”. O aumento do calor e da umidade vão criando as condições para aquela situação tão conhecida em Rondônia, que são as pancadas de chuva a partir do meio do dia.

Enquanto nas Regiões Sul e Sudeste as temperaturas máximas podem atingir números bem elevados por causa da forte radiação solar e da maior freqüência de dias com céu claro, no Norte e no Nordeste haverá pouca variação de temperatura, continuando os dias bem quentes, com os termômetros batendo os 35 graus com frequência.

A primavera se estenderá até o dia 21 de dezembro, quando então começa oficialmente o verão enquanto que, para Rondônia e demais estados vizinhos, é o auge do período de chuvas do “inverno amazônico”.




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here