Prefeitura faz palestra para interessados em abrir agroindústria

0
24

Com o objetivo de facilitar o acesso às informações sobre como abrir uma agroindústria, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri) e Departamento de Vigilância Sanitária, realizou uma palestra para pequenos produtores rurais e empreendedores.

A capacitação foi oferecida nesta terça-feira (29), no plenário da Câmara de Vereadores. O evento reuniu pessoas que tem interesse em diversificar a renda, regularizar a produção ou iniciar o processo de criação de uma pequena indústria. Participaram agricultores de Ji-Paraná e Mirante da Serra.

Entre os temas abordados estavam documentação exigida, abatedouros, especificidades da agroindústria de peixe, leite, carnes, embutidos, polpa de frutas, pães, doces e biscoitos e a importância do serviço de inspeção municipal (SIM) e alvará ambiental.

A principal preocupação com todas essas exigências é garantir a qualidade dos alimentos produzidos pelas agroindústrias. Segundo o Ministério da Saúde, existem mais de 200 doenças provocadas pelo alimento mal manipulado, contaminado por bactérias.

Um dos palestrantes foi o zootecnista da Vigilância Sanitária de Ji-Paraná, Luiz Carlos Morgado. Ele orientou os empreendedores sobre o Manual de Boas Práticas necessário para o funcionamento da agroindústria.


“É um conjunto de medidas que visam evitar a contaminação dos alimentos. Por isso, é necessário um bom controle de pragas, trabalhadores uniformizados e com carteira de saúde em dia, boa qualidade da água utilizada, entre outras informações importantes. Caso o empreendedor tenha alguma dúvida, estamos à disposição na Vigilância Sanitária”, disse o palestrante.

Para o médico veterinário da Semagri, Henrique Carvalho, a implantação de agroindústrias representa além de uma ótima oportunidade de negócio, a valorização da produção agrícola e pecuária da região, o fortalecimento da cadeia produtiva local e a certeza de oferta de alimentos de qualidade para os consumidores, seguindo padrões de normas e aplicações voltadas às boas práticas de fabricação, embalagem e armazenamento dos produtos.

Em Ji-Paraná estão registradas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, 34 agroindústrias como laticínios, abatedouros, fábrica de embutidos, panificação, polpa de frutas, beneficiamento de mandioca. A intenção da Prefeitura é que esse número aumente este ano.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here