Prefeitura está com vagas abertas para programa antitabagista

OBJETIVO É ABRIR GRUPOS DE APOIO EM TODAS AS UBS DA CIDADE

0
82
A COORDENADORA TATIANE MENDES LEMBRA QUE O PACIENTE NÃO PODE DESISTIR DO TRATAMENTO

O programa Antitabagismo da Prefeitura de Ji-Paraná, realizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está oferecendo 300 vagas para pessoas que queiram deixar o vício do cigarro. Elas serão abertas em todas as Unidades Básica de Saúde (UBS) da cidade. “Nosso objetivo é que todas as UBS tenham pelo menos um grupo para ajudar as pessoas a deixarem de fumar”, explica Tatiane Mendes, coordenadora dos Programas Estratégicos do município.

O programa disponibiliza médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos para acompanharem os pacientes durante um ano de tratamento.  Os encontros, são semanais no primeiro mês de tratamento, quinzenais no segundo mês e mensais daí em diante, até completar um ano. Além do apoio psicológico, nutricional e médico, o paciente recebe gratuitamente cartilhas e medicamentos de acordo com o grau de envolvimento com o vício do tabagismo.

Os cidadãos que estiverem precisando deste auxílio devem procurar uma das unidades Básicas de Saúde de Ji-Paraná para fazer a inscrição. “A pessoa deve fazer o seu cadastro para ser chamada assim que os grupos reúnam pelo menos 25 interessados”, complementa Tatiane. 

De dezembro de 2015 a janeiro de 2017, o Programa Antitabagismo municipal de Ji-Paraná já atendeu mais de 700 pessoas.  Quase a metade dos pacientes conseguiu parar de fumar. Um número positivo, segundo a coordenação dos Programas Estratégicos do município, pois diminui a chance desses pacientes desenvolverem problemas de saúde como doenças cardíacas, problemas respiratórios e até tumores malignos na boca, garganta e pulmão.

Já existem grupos em andamento nas UBS dos bairros Primavera e São Francisco e na UBS Exposição. Também está sendo formado um no Centro de Saúde da mulher Ceci Cunha.


Texto e foto: Marcos Lock



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here