Prefeitura de Ji-Paraná reforça vacinação contra febre amarela

0
168

Apesar de Rondônia não estar na lista dos estados onde o governo federal registrou vários casos de febre amarela, a Prefeitura de Ji-Paraná vai reforçar a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde como forma de prevenção. 

A imunização contra a febre amarela deve ser realizada apenas uma vez na vida, a partir dos nove meses de idade, sem precisar fazer o reforço. Ou seja, quem não recebeu a vacina na infância, agora deve receber apenas uma dose. 

Idosos – O Ministério da Saúde recomenda que o idoso que for viajar para lugares com risco de transmissão da doença, procure antes uma Unidade Básica de Saúde e agende uma consulta médica para saber se pode ou não receber a imunização contra a febre amarela, por conta de algumas contraindicações. Quem já tomou pelo menos uma dose na vida não precisa receber a vacina novamente. 

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. Requer cuidado redobrado por conta da gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti.


 

 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here