Prefeitura de Ji-Paraná reforça orientações para prevenção do coronavírus

0
50
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, RAFAEL PAPA, CONCEDE ENTREVISTA À EQUIPE DO SBT DE JI-PARANÁ

Com a confirmação de um caso de coronavirus no Brasil,  a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa),  está reforçando as orientações junto à população quanto aos cuidados que devem ser tomados para reduzir ao máximo o risco de contaminação.

Com a estratégia de precaução, a Semusa iniciará a divulgação de uma campanha informativa junto aos veículos de imprensa e redes sociais para que a população tome alguns cuidados importantes e necessários.

Outra ação será realizada junto aos alunos e professores da rede municipal de ensino, visando a conscientização quanto aos cuidados para prevenção e combate ao novo coronavírus. Todos os professores e alunos participarão de palestras e receberão material informativo.

CUIDADOS SIMPLES — São estes os hábitos que devem ser observados:

  1. Para a prevenção é importante lavar as mãos várias vezes ao dia com muita água e sabão ou álcool, principalmente antes de consumir alimentos.
  2. Ao utilizar lenço descartável para higiene nasal, é preciso descartá-lo imediatamente.
  3. Outro cuidado importante é  cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  4. É interessante evitar locais com grandes aglomerações;
  5. Também é prudente não tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  6. Procurar não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos;
  7. Manter os ambientes bem ventilados, e;
  8. Procurar não contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de doenças respiratórias.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Rafael Papa, toda a equipe de vigilância epidemiológica de Ji-Paraná já recebeu orientações e treinamentos para atender eventuais  casos suspeitos e, além disso, uma ala do hospital municipal está preparada para esse tipo de atendimento, caso seja, necessário.


O vírus, que foi identificado recentemente como uma mutação, causa infecções respiratórias, podendo levar à morte em casos mais agudos. Os sintomas são principalmente febre, dificuldade respiratória e tosse constante. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra, pelo ar, pela saliva ou pelo contato próximo com paciente infectado.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here