Prefeitura autoriza a realização de feiras livres em Ji-Paraná nos dois distritos

0
20

A Prefeitura de Ji-Paraná autorizou a retomada das atividades das feiras livres da rua Dom Augusto, às quintas-feiras, e da avenida Brasil, aos domingos, das 6h às 12h. O vice-prefeito, Joaquim Teixeira (MDB), se reuniu com os feirantes e ouviu as necessidades dos pequenos produtores do município.

“Nós entendemos que cada feirante tem as suas despesas e que eles precisam trabalhar. O prefeito Isaú Fonseca é um camarada trabalhador, que entende a situação dos trabalhadores, e achou por bem liberar as feiras na quinta e no domingo”, declarou Joaquim Teixeira.

O Decreto Municipal N.° 14.381 determina que as barracas tenham espaçamento de cinco metros umas das outras, com a presença máxima de dois feirantes por banca, sendo um responsável exclusivamente pelo serviço de caixa.

A recomendação do decreto é de que os feirantes tenham idade inferior a 60 anos e que não estejam apresentando sintomas do novo coronavírus (Covid-19), como febre, tosse seca, mal-estar e coriza.

Os feirantes também devem implantar uma fita de isolamento que impeça os consumidores de se aproximarem a menos de um metro dos produtos expostos, de forma que somente os trabalhadores manuseiem as mercadorias.


CONSUMO LOCAL PROIBIDO –— O decreto também proíbe a instalação de área de recreação ou brinquedos, a degustação e consumo no local de comidas e bebidas, assim como a experimentação de bijuterias e outros objetos corporais, para evitar a disseminação do vírus por meio dos utensílios e alimentos servidos, evitando também a aglomeração de consumidores.

Os feirantes deverão disponibilizar álcool 70% e adotar medidas de higiene das barracas, como a limpeza das bancas, utensílios e produtos comercializados, inclusive na montagem e desmontagem das barracas, no início e fim das feiras livres.

JÁ OS CONSUMIDORES precisam manter a distância mínima de dois metros uns para os outros e todos deverão utilizar máscaras, seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e do Ministério da Saúde.

O vice-prefeito de Ji-Paraná ressaltou que o município passa por um momento muito delicado e que cada morador deve fazer seu papel, cuidando não só de si, mas também de todas as pessoas que estão à sua volta.

“Peço para que as pessoas também sejam rápidas. Comprem suas verduras, compre o produto que foi buscar na feira e volte para casa, para que não tenha aglomeração. Assim ele estará cuidando dele mesmo, do feirante e cuidando da família que ficou em casa. Esse momento em que estamos vivendo é um momento de cuidar um do outro”, pediu Joaquim Teixeira.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here