A população de Ji-Paraná está sendo chamada para participar das discussões de elaboração do Plano Plurianual (PPA) da cidade para ser executado na região entre os anos de 2020 a 2023. O encontro está marcado para a próxima sexta-feira (12), a partir das 14h, no auditório da escola estadual Jovem Gonçalves Vilela, aonde serão discutidas e alinhadas ações do governo estadual em vários eixos temáticos.

O PPA é o instrumento de planejamento que aponta as diretrizes e metas do governo para serem realizadas no período de quatro anos. A população terá oportunidade de manifestar e apelar por melhorias nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, lazer, assistência social, agronegócio, competitividade, infraestrutura e logística, segurança pública, desenvolvimento ambiental e econômico, ciência, tecnologia e informação.

“Este é o momento de o cidadão participar e opinar na construção das ações que deverão ser implementadas norteando o governo estadual na aplicação dos serviços em benefício da população, como construção e manutenção de estradas, agronegócio, saúde, educação, etc.”, explica o secretário executivo regional Everton Esteves.

A participação popular nas atividades programadas para acontecer na escola Jovem Vilela será distribuída conforme o interesse de cada pessoa dentro das áreas previstas de discussão e elaboração do PPA. Cada grupo de pessoas se reúne em ambiente distinto para anotações das sugestões do planejamento governamental. Ao final das listagens, por eixo, será elaborada a prévia dos interesses sociais da população que integrará o PPA de todo o estado.

A coleta de opinião popular na construção do PPA está ocorrendo em várias cidades. A Zona da Mata, em Rolim de Moura; o Sul de Rondônia, em Vilhena; e região do Café, em Cacoal, já efetivaram as respectivas propostas. Nesta segunda-feira (8), os cidadãos de São Francisco do Guaporé, no Vale do Guaporé, se encontram com o mesmo objetivo.


Ainda nessa semana, na quarta-feira (10) é a vez da realização em Ouro Preto do Oeste. Em seguida, na sexta-feira (12), Ji-Paraná. Na semana que vem, em Jaru o encontro dos técnicos do governo com a população é na segunda-feira (15) e Ariquemes, na quarta-feira (17). As populações de Guajará-Mirim e Porto Velho, participam do planejamento nos dias 25 e 30, respectivamente. A compilação do PPA a partir das sugestões populares nas dez cidades é elaborada por técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here